Cidades

Cerca de 15 mil foliões desfilam e interditam o Eixo Monumental

A expectativa era de que ao menos 100 mil pessoas curtissem a festa. O bloco saiu da concentração e sobe pelo Eixo Monumental em direção ao Palácio do Buriti. No início da noite já eram 40 mil foliões

postado em 11/02/2017 17:39
[FOTO881516]
O número de foliões que tiveram coragem de enfrentar a chuva em nome da folia brasiliense, neste sábado (11/2), foi bem inferior ao esperado pela organização do evento. O Suvaco da Asa, que anima o pré-carnaval na capital federal, atraiu cerca de 15 mil pessoas nesta tarde, na região entre a Funarte e o Centro de Convenções Ulysses Guimarães. O trânsito na região está interditado. No início da noite já eram 40 mil foliões, segundo estimativa da Polícia Militar.
[SAIBAMAIS] A expectativa era de que ao menos 100 mil pessoas curtissem a festa. O bloco saiu da concentração e sobe pelo Eixo Monumental em direção ao Palácio do Buriti. Os foliões retornarão no sentido contrário, em direção à Rodoviária do Plano Piloto. O trânsito entre o estádio Mané Garrincha e o Memorial Jk está totalmente interditado, ou seja, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) orienta que os motoristas evitem a área.

Apesar do número de pessoas ser bem inferior ao esperado, a animação não ficou comprometida. ;O Suvaco da Asa é molhado mesmo;, brinca um dos diretores da agremiação, Pablo Feitosa, 43 anos. Nenhum caso de briga ou confusão foi registrado pela Polícia Militar do DF, que apreendeu algumas garrafas de vidro, proibidas na folia.
A expectativa era de que ao menos 100 mil pessoas curtissem a festa. O bloco saiu da concentração e sobe pelo Eixo Monumental em direção ao Palácio do Buriti. No início da noite já eram 40 mil foliões
As primas Livia Lucas, 28 anos, e Talita Lucas, 25, dona de csasa, Marany Lucas, 26, estudante de psicologia, e Henrique Silva, 22, policial militar, estão curtindo o bloco desde o fim da manhã. Para o grupo, a parte mais animada da festa está ocorrendo no palco principal. "Estou gostando muito do carnaval. O primeiro bloquinho foi legal, espero que os próximos sejam melhores ainda", disse Livia, animada.
Em época de carnaval, tem até gente que aproveitou para mostrar o talento. É o caso do grupo Brasília XTreme, especializado em acrobacias famosas nas escolas americanas. Quem é levada para o alto é Rafaela Patrício, 28. A estudante de engenharia não saiu um momento do bloco, mesmo com chuva. "Está animado e estamos aproveitando para mostrar nossas habilidades", afirmou. Quem sustenta as garotas é o estudantes de engenharia ambiental Michel Camargo, 27, Pedro Rodrigues, 19, e o blogueiro Eduardo Montanair, 21. "Agora que a chuva passou um pouco vamos curtir mais ainda", disse Eduardo.
Este ano, uma novidade: o desfile homenageia o Galinho de Brasília ; o bloco de inspiração pernambucana que comemora 25 anos de muito frevo. Os dois grupos compartilham esse amor por Pernambuco. ;Para o pernambucano, carnaval é frevo. Nós esperamos um ano inteiro por essa data;, explica Feitosa. Para animar o público, o evento conta com muitas atrações, como oficinas de percussão e criação de instrumentos musicais a partir de materiais recicláveis. Além dos grupos musicais Patubatê, Calango Careta, Maria Vai Casoutras, Martinha do Coco, Orquestra Popular Marafreboi e DJ Igor Fearn.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação