Cidades

Racionamento de água no Plano Piloto começa na próxima segunda

As regiões abastecidas pelo Sistema Santa Maria/Torto também serão atingidas pelo rodízio. Medida foi anuncia nesta terça (21/2) pela Caesb

postado em 21/02/2017 10:26
Às 7h30 desta terça-feira (21), a Barragem de Santa Maria registrou 45% da capacidade
A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) informou que o racionamento de água para as cidades abastecidas pelo Sistema Santa Maria/Torto começa na próxima segunda-feira (27/2). A medida é reflexo de duas resoluções publicadas pela Agência Reguladora de Águas (Adasa) no Diário Oficial do DF, que preveem redução da vazão a ser captada pela Caesb. Os locais atingidos podem ficar até dois dias sem água por semana.
[SAIBAMAIS]Atualmente, a Caesb pode retirar 6 mil litros por segundo do reservatório do Descoberto. No entanto, desde o início da crise hídrica, a companhia conseguiu diminuir a retirada para 3,8 mil litros/s. Agora, ela será obrigada a captar apenas 3,5 mil litros/s. Com a medida, a redução chega a 41,6%. No de Santa Maria, o decréscimo foi mais crítico ; 66% ; e a captação passará a ser de 500 litros/s. Hoje, a autorização é para 1,4 mil litros/s e, desde o início da escassez, 800 litros/s estão sendo retirados.
A Barragem de Santa Maria abastece Asa Norte, Asa Sul, Noroeste, Sudoeste, Lago Norte, Lago Sul, Jardim Botânico, Paranoá, Itapoã, Setor de Mansões Lago Norte, SOF-Sul Condomínio Park Sul Prime Residence Living e Superquadra Park Sul. Em 30 de janeiro, esses locais começaram a ter a pressão da água reduzida.
Os reservatórios deveriam estar acima dos 60% da capacidade. Às 7h30 desta terça-feira (21/2), o de Santa Maria estava em 45% e a Barragem do Descoberto indicava 37,7%.
O racionamento nas regiões abastecidas pelo Descoberto começou em 16 de janeiro e atingiu cerca de 1,8 milhão de pessoas. O reservatório de Santa Maria é responsável pelo fornecimento de água de 24% da população do Distrito Federal.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação