Cidades

Principal suspeito da morte de jovem em Taguatinga ainda não foi encontrado

Jovem de 19 anos estava em uma casa da QSF 1 quando levou um tiro no tórax ontem pela manhã. Policiais civis acreditam que o crime tenha relação com drogas

Gabriella Bertoni - Especial para o Correio, Isa Stacciarini
postado em 22/02/2017 08:58
A vítima foi atingida dentro da residência, mas morreu na rua ao tentar pedir ajuda
Uma jovem de 19 anos morreu assassinada com um tiro no tórax em uma casa da QSF 1, em Taguatinga Sul. O local fica em frente a um colégio e a uma universidade particular. Natália Cristina Dantas da Costa, 19 anos, havia saído para visitar uma amiga, segundo familiares. De frente para o Pistão Sul, a área tem grande circulação de carros e movimento de pedestres e de crianças. O caso é tratado como homicídio. O autor dos disparos fugiu e é procurado pela Polícia Civil.

De janeiro a novembro de 2016, houve 27 assassinatos em Taguatinga. Em 2015, 35. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública e da Paz Social (SSP-DF). Nos dois primeiros meses deste ano, a Polícia Militar prendeu 344 criminosos na cidade.

[SAIBAMAIS]O crime na QSF 1 aconteceu no fim da manhã de ontem. No momento do disparo, Natália estava na residência com uma outra jovem e um rapaz. De acordo com a Divisão de Comunicação da Polícia Civil (Divicom), o assassinato foi motivado por uma discussão entre a vítima e o suspeito, com quem ela estaria se envolvendo nos últimos dias. A princípio, segundo apuração dos investigadores, o autor do disparo seria um adolescente com passagens pela polícia. Natália tinha antecedentes de quando era adolescente. Em janeiro deste ano, foi indiciada por ameaçar uma professora de uma escola em Ceilândia que reprovou a irmã. Familiares estiveram na QSF 1, mas, abalados, não quiseram dar entrevistas.

A Polícia Civil acredita que o crime tenha relação com drogas. Vizinhos do local do crime e comerciantes informaram que a casa é frequentada por usuários de entorpecentes. A PM confirmou a informação. Há relatos de festas e discussões frequentes. Uma mulher que mora no endereço testemunhou o crime. Assustada, ela não quis se identificar, mas contou que ligou para a polícia e para o socorro. ;Mas, quando as motos do Samu chegaram, a menina já estava morta. Os policiais demoraram meia hora para chegar;, revelou.

Jovem de 19 anos estava em uma casa da QSF 1 quando levou um tiro no tórax ontem pela manhã. Policiais civis acreditam que o crime tenha relação com drogasO delegado-chefe da 21; Delegacia de Polícia (Taguatinga Sul), Raimundo Vanderly, limitou-se a dizer que a polícia continua em busca do suspeito do homicídio. Em nota, a Polícia Militar informou que os militares levaram 10 minutos para chegar ao local correto. A PM ressaltou, ainda, que a ;área do homicídio é tida como tranquila, com poucas ocorrências, e há uma viatura só para aquele local que fica muito próximo a um Posto Comunitário de Segurança em funcionamento;.

Vulnerabilidade

O subsecretário de Gestão da Informação da SSP-DF, Marcelo Durante, alertou sobre a necessidade de discutir a responsabilidade da segurança pública no contexto da sensação de insegurança. ;O setor tem de promover a cultura da convivência, inclusive acionando outros órgãos para, por exemplo, melhorar a iluminação. À medida que a pessoa se coloca andando em um ambiente mais escuro, sozinha ou em um local com pavimentação ruim, surgem as incertezas e a sensação de vulnerabilidade. Por essa razão, o patrulhamento da polícia a pé é mais importante para a produção da segurança do que na viatura, pois melhora a capacidade de recepção;, explicou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação