Cidades

Brasilienses terão ônibus de madrugada durante o carnaval; veja horários

O metrô funcionará normalmente nos dias de festividade. O trânsito na região central de Brasília sofrerá alterações

Alessandra Modzeleski - Especial para o Correio, Deborah Fortuna
postado em 23/02/2017 19:04
Os foliões que pretendem curtir a folia até mais tarde nos bloquinhos espalhados pelo Distrito Federal poderão contar com o tranporte público durante as madrugadas de carnaval. Linhas adicionais de ônibus estarão disponíveis ligando a Rodoviária do Plano Piloto a outras regiões até 1h de domingo (26/2) e até as 2h de segunda (27/2) e quarta-feira (1;/3).
Segundo o Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), 125 veículos extras reforçarão as linhas, de acordo com a demanda do público. O metrô, no entanto, funcionará sem alterações. No sábado, na segunda, na terça e na quarta-feira, 1; de março, os trens circularão das 6h às 23h30. No domingo, das 7h às 19 horas.
O metrô funcionará normalmente nos dias de festividade. O trânsito na região central de Brasília sofrerá alterações

Trânsito alterado

Com tanto bloco de rua programado para colorir as cidades de Brasília, o motorista deve ficar atento quanto às mudanças nas vias da cidade. Segundo o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito, Glauber Peixoto, o aumento de eventos foi tão superior em relação ao ano passado, que foi necessário dividir as atribuições do trânsito com outros órgãos, como Departamento de Estradas e Rodagens (DER), e Batalhão Policial de Trânsito (BPTRAM).
Segundo Peixoto, o Detran atuará com o número efetivo completo. Ele orienta que os motoristas fiquem atentos às regras de trânsito, como estacionar em locais regulares e não dirigir sob efeitos de bebidas alcoólicas. "É importante que o motorista evite locais de grande aglomeração ou estacione distante dos blocos, mas de forma correta. Sem atrapalhar vias. Justamente para que não tenhamos problemas em relação a autuações e possíveis remoções de veículo", explica.
Segundo informações do Detran, os outros bloqueios serão menores ou temporários, de apenas 2h por causa de algumas passagens de trio elétrico dos blocos nas entre-quadras comerciais.

Confira como ficará o trânsito nas principais vias do DF:

Eixo Monumental

Para sábado (25/2), haverá duas grandes mudanças nas vias do DF. O primeiro é o Eixo Monumental, que por causa do bloco Babydoll de Nylon, deverá ficar interditado na altura da Praça do Cruzeiro a partir das 10h. Quem estiver seguindo no sentido antiga rodoferroviária, o trânsito será desviado para a DF-010, ao lado do Buriti. Com isso, o condutor deverá contornar o Setor Militar Urbano e só depois, voltar para a via N1. No outro lado da pista, no sentido Esplanada do Plano Piloto, a alteração será menor. O trânsito será desviado na altura do Setor de Oficinas, no Sudoeste, e retornar apenas na Primeira Avenida. A interrupção das duas vias ocorre após às 23h, mediante avaliação de público. A alteração segue para o domingo.

Parque da Cidade

Por causa do bloco Baratinha, que ocorre no Parque da Cidade no sábado (26/2), e estima levar 40 mil pessoas para a folia, também haverá alterações no tráfego de carros. Segundo informações do Detran, as duas vias estarão em apenas um sentido, para quem segue em direção ao Ministério Público. A modificação ocorre a partir da rotatória da W5 Sul até a rotatória para a via S1. A alteração segue para o domingo.

Colorado

Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER), a DF-003 (descida do Colorado) não terá a faixa reversa. Apenas na quarta-feira (01/3), no período da tarde, das 17h30 às 19h45, no sentido Planaltina, é que a faixa vai ser revertida. Na quinta-feira (02/3), a ação ocorre normalmente pela manhã, das 6h às 9h, e à tarde.

Estrutural

A DF-095 também não sofrerá a inversão de tráfego nesses dois dias. Na quarta-feira à tarde, no sentido Taguatinga, a pista será fechada para a inversão, das 17h30 às 19h45. Na quinta-feira pela manhã, haverá a operação normal, no sentido Plano Piloto, das 6h às 9h.

Eixão do Lazer

O Eixão terá horários diferentes para a reabertura da pista para os veículos. Normalmente, a via fecha das 6h às 18h aos domingos e feriados. No domingo (26/2), e na terça-feira (28/2), a abertura será realizada pelo DER assim que o movimento dos blocos terminar, tendo como limite o horário das 6h. Já no Eixo Norte não haverá alterações, e a via será aberta para o fluxo de carros às 18h.

ORIENTAÇÕES DO DETRAN:
- Chegar mais cedo.
- Estacionar de forma correta, mesmo que mais distante.
- Atenção redobrada com os pedestres.
- Se informar a respeito do trânsito do local com antecedência.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação