Cidades

GDF amplia prazo para servidores da antiga SAB pedirem demissão voluntária

Grupo de 39 funcionários da SAB tem até 7 de março para fazer a opção. Empresa era uma grande rede de supermercados

Alessandra Modzeleski - Especial para o Correio
postado em 23/02/2017 21:18
A SAB era uma grande rede de supermercados criada em 1962
Os 39 funcionários remanescentes da Sociedade de Abastecimento de Brasília (SAB) têm até 7 de março para aderir ao Plano de Demissão Voluntária (PDV) proposto pelo GDF. Eles são aposentados, mas continuam trabalhando. Quem aderir ao PDV receberá 70% do salário durante 30 meses.

Dos 336 funcionários que ainda estavam ligados à empresa, 173 serão realocados para outros órgãos do governo. Eles devem ir para órgãos como a secretaria de Educação e a de Agricultura.

Outros 118 aderiram à demissão voluntária em janeiro. Eles já estavam aposentados, mas continuavam sendo considerados servidores na ativa. De acordo com o GDF, o desligamento desses funcionários deve gerar uma economia de R$ 15 milhões entre salários, benefícios e encargos.

A SAB era uma grande rede de supermercados criada em 1962, mas perdeu espaço com a chegada das grandes empresas ao DF. Sem condições de operar, o governo local iniciou o processo de liquidação há quase duas décadas. Mas o processo só avançou em 2015, com a sanção da Lei n; 5.565, que permitiu a incorporação dos 13 terrenos e imóveis da empresa ao patrimônio do DF. Somados, eles podem render quase R$ 96 milhões ao governo.

O Plano de Demissão Voluntária

[SAIBAMAIS]O PDV tem sido uma medida adotada pelo GDF com o objetivo de enxugar a máquina pública. Os servidores que aderirem ao programa receberão de 45% a 60% do salário bruto mensal por ano trabalhado ; essa variação ocorre de acordo com os salários recebidos.

Além da SAB, o PDV foi adotado em outras empresas públicas, como Companhia de Desenvolvimento Habitacional (Codhab), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF), Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF), Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) e Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação