Cidades

Milhares de brasilienses vão às ruas no último dia de carnaval

Essa boquinha eu já beijei, Calango Careta, Pacotão, Ventoinha, Raparigueiros e Baratona fizeram a festa do brasiliense nesta terça-feira

Margareth Lourenço - Especial para o Correio
postado em 28/02/2017 23:26
<--[if gte mso 9]> Normal 0 21 MicrosoftInternetExplorer4 <[endif]-->

O último dia do carnaval de Brasília foi marcado por blocos da diversidade, como o Essa boquinha eu já beijei, Calango Careta, Pacotão, Ventoinha, Raparigueiros e Baratona fizeram a festa do brasiliense. Por volta das 23h, os foliões já começavam a se dispersar nos dois maiores blocos do dia.

Bloco Baratona

Embaixo de sol, os blocos Raparigueiros e Baratona desfilam, na tarde desta terça-feira (28/2), no Eixão Sul. Com muito axé, funk e sertanejo, os dois grupos arrastaram mais de 180 mil pessoas no último domingo (26). Os blocos se concentraram entre as quadras 108 e 110 sul. Depois disso, os trios elétricos circulam em direção à parte norte da cidade. Apesar do clima alegre, a polícia registrou algumas confusões nos dois maiores blocos desta terça-feira. No Raparigueiros, desde o início do bloco, pequenas confusões foram registradas. Durante abordagens, os militares apreenderam inúmeras garrafas de vidro e duas facas.

O estudante Matheus Morais, 19, se encontrou com os amigos no Recanto das Emas e foi dançar no bloco Baratona, pelo quarto ano seguido. "É muito legal freqüentar o carnaval de Brasília. Tem músicas de todos os estilos. Por isso não perco os blocos em nenhum ano", garantiu.

Bloco Essa boquinha eu já beijei

[SAIBAMAIS]O bloquinho Essa boquinha eu já beijei conseguiu reunir um grupo bem diversificado de foliões no Setor Comercial Sul. Ao som de funk nacional e músicas da década de 90, a festa, que se propõe a ser uma das mais inclusivas, feministas e contra o preconceito, fecha com chave de ouro o período carnavalesco da cidade.

Já o Calango Careta, concentrado na quadra 408 Norte, recebeu foliões de todas as idades e o boneco do Calango desfilou pelas ruas. O grupo Pega no meu Klimt aproveitou para montar uma fantasia coletiva e uma estrutura com rodas, que estrearam no bloco de hoje. "A gente aproveita o carnaval para protestar e nos inspiramos em pinturas para montar a fantasia", conta Leandro Cruz, 33 anos.

Bloco Calango Careta

O Oscar também foi lembrado e Pedro Henrique, 27 anos, foi vestido de Viola Daves. "Já curti o Babydoll e Aparelhinho, estavam bem cheios, mas aproveitei bem. Hoje, o tempo abriu e está ótimo", conta. Durante a tarde, o bloco realizou também um concurso de fantasia. Durante a competição, os foliões demonstraram muita diversidade.


Confusão
O desfile do bloco Raparigueiros, que se juntou ao da Baratona no Eixão Sul, foi marcado por brigas entre os foliões. O Correio flagrou o momento em que um deles desferiu golpes de faca, atingindo as costas de outro homem. Na sequência de fotos é possível ver que o ferimento do rapaz, que sai correndo na direção contrária para fugir do agressor. Outro registro mostra um folião atingido no pescoço, na Quadra 106 Sul, em frente ao Cine Brasilia. Ele foi encaminhado ao Hospital Regional da Asa Norte e sangrava muito. Os dois flagrantes foram feitos pelos repórteres fotográficos Minervino Júnior e Luís Nova.

Rapaz ferido corre para longe do agressor, que segura a faca na mão direita

O Corpo de Bombeiros registrou um terceiro esfaqueamento, na mesma quadra. Desta vez, de um jovem que foi atingido na cabeça. A corporação acrescentou que houve outras casos de fratura e lesão corporal, mas ainda não tem um balanço do número total de feridos.

;Infelizmente, alguns foliões não vêm com o espírito do carnaval, que é de paz e alegria;, lamentou Jean Sousa, organizador e fundador do Raparigueiros. A organização, na caixa de som, pede compreensão e ajuda para que a festa ocorra sem violência. Devido ao número de brigas ao longo do percurso, o trio elétrico parou na 210 Sul.

<--[if gte mso 10]> <[endif]-->

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação