postado em 02/03/2017 18:41
As grávidas de baixa renda da capital do país terão ajuda na luta contra o zika vírus e na proteção dos bebês contra o risco de microcefalia. Uma ação da Secretaria de Saúde do DF promove a distribuição gratuita de 12 mil repelentes para as futuras mães em circunstância de vulnerabilidade social e registradas em projetos de auxílio de renda do governo federal.
Embora ocorra este mês, a pasta ainda não divulgou a data exata para o fornecimento do produto. Os repelentes foram dados pelos ministérios da Saúde e do Desenvolvimento Social e Agrário, sem custos ao governo de Brasília.
Apesar da ação, a subsecretaria de Vigilância à Saúde ressalta que a principal forma de prevenir as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti é manter a residência constantemente monitorada, de forma a evitar água parada e a proliferação do mosquito.
Por isso, é necessário fazer vistorias em casa: manter caixas, tonéis e barris de água com tampa; fechar bem os sacos plásticos com lixo; manter garrafas de vidro ou plástico com a boca para baixo e encher os pratinhos ou vasos de planta com areia. Também é preciso limpar as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água.
Em caso de identificação de focos, os moradores podem acionar a Vigilância Ambiental pelo telefone 160 para que as equipes intensifiquem o trabalho no local.
Com informações da Agência Brasília