Alessandra Modzeleski - Especial para o Correio
postado em 02/03/2017 22:15
Um grupo encontrou um tamanduá nas ruas da Granja do Torto nesta quinta-feira (2/3). O animal andava pela região e, segundo a Secretaria de Meio Ambiente do Distrito Federal (Sema), estava em perfeito estado de saúde. O resgate do tamanduá mobilizou a secretaria, o Zoológico de Brasília, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
[VIDEO1]
O bicho foi examinado pelo biólogo do Jardim Zoológico de Brasília, que, após verificar que ele estava saudável, recomendou a soltura imediata no Parque Nacional de Brasília.
A cena de animais silvestres andando pelo DF tem sido recorrente. De acordo com a Sema, o fenômeno ocorre por causa do tamanho das áreas de preservação e da proximidade desses espaços com as vias urbanas. O maior perigo, de acordo com os especialistas, é que eles sejam atacados por cachorros ou atropelados.
Na última semana, um lobo-guará morreu após ser atropelado próximo ao Jardim Botânico e uma loba da mesma espécie morreu atropelada na BR-020. Segundo dados do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), todos os anos, cerca de 34 mil animais são atropelados nas rodovias que cortam o Distrito Federal.