Jornal Correio Braziliense

Cidades

Local para descarte de restos de obras e podas é inaugurado em Ceilândia

O papa-entulho funcionará das 7 às 18h. Outras cinco unidades semelhantes estão sendo construídas nas demais RAs

Entrou em funcionamento neste sábado (4/3) um papa-entulho em Ceilândia. O espaço, localizado na QNN 29, servirá para recebimento de restos de construções civis, demolições, árvores podadas e móveis velhos. A população terá de segunda a sábado, das 7 às 18h, para levar entulho ao descarte. A instalação do local custou R$ 132 mil.
Leia mais notícias em Cidades
O local tem escritório de apoio aos trabalhadores, área coberta para recebimento de recicláveis e baias para materiais volumosos e de podas. Há ainda rampa de acesso de veículos pequenos para descarte de resíduos de construção civil diretamente em contêineres. O gerenciamento da área, a coleta e a destinação ambientalmente adequada dos resíduos são de responsabilidade do SLU.

No papa-entulho também é possível entregar óleo usado em frituras, por meio do Projeto Biguá, da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb). A recomendação é que o material seja levado em embalagens como frascos de amaciante e xampu. A capacidade é de até 50 litros por dia.

Outra unidade semelhante está sendo erguida na Usina de Tratamento de Lixo do P Sul, também em Ceilândia. Outras cinco são construídas em Brazlândia, no Gama, no Guará, em Planaltina e em Taguatinga. Segundo o SLU, mais estruturas do tipo devem ser licitadas para outras áreas do DF.