Gabriella Bertoni - Especial para o Correio
postado em 08/03/2017 06:00
As aulas na Universidade de Brasília (UnB) começaram ontem para os mais de 37 mil alunos matriculados. No ano em que completa 55 anos, a instituição enfrentará novos e velhos desafios. Serão adotadas ações para aumentar a segurança nos câmpus e, apesar do racionamento de água que afeta a região central da cidade, a Reitoria garantiu que as atividades acadêmicas não serão interrompidas. Além disso, a nova gestão prevê deficit de R$ 105 milhões para 2017.
Como medida para aumentar a segurança, o acesso ao Instituto Central de Ciências (ICC), no câmpus Darcy Ribeiro, localizado na Asa Norte, será controlado. Entre as 23h e as 7h, nos dias úteis, a entrada no local só será permitida mediante apresentação de identidade estudantil. Aos sábados, fechará às 18h e, nos domingo e feriados, o acesso será interrompido.
As ações de combate à violência contra a mulher começaram já na recepção dos 4 mil calouros deste semestre, com apresentação da professora da Faculdade de Direito Debora Diniz sobre a importância da discussão de gênero no meio acadêmico. O tema será reforçado durante todo o ano, principalmente em março, mês em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Haverá palestras, oficinas e seminários com especialistas.
Na sexta-feira, o Instituto de Ciências Biológicas (IB) vai homenagear, com a instalação de uma placa, a estudante de biologia Louise Ribeiro, vítima de feminicídio dentro do câmpus Darcy Ribeiro, em 2016. A cerimônia será ao meio-dia, na Praça de Convivência do IB. A estudante do 1; semestre de jornalismo Larissa Lins, 18 anos, relata a sensação de insegurança. ;Qualquer espaço público grande, com pouca iluminação, é ameaçador para a mulher. Você nunca acha que está segura em nenhum lugar;, diz. ;As palestras são uma forma de conscientização e que nos ajudam a nos sentir mais seguras;, completa.
Márcia Abrahão pontuou que, desde que o início do rodízio de fornecimento de água no Plano Piloto foi anunciado, a instituição começou a fazer testes na rede, o que adiou em um dia o início das aulas neste semestre. ;Mas manteremos o calendário escolar e vamos monitorando toda a nossa estrutura;, observou. Os dois próximos dias de corte de água na Asa Norte cairão no fim de semana.