postado em 09/03/2017 15:00
A Unidade de Internação de Santa Maria (UISM) sofreu um princípio de incêndio no início da tarde desta quinta-feira (9/3). De acordo com informações da Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude, as chamas começaram após um adolescente atear fogo ao colchão do quarto em que estava. O jovem estava sozinho e cumpria medida disciplinar.
O Corpo de Bombeiros do Distrito Federal foi acionado por volta das 12h50, mas, ao chegar ao local, as chamas já haviam sido extintas pelos próprios servidores. "As guarnições de salvamento adentraram para averiguações das condições de saúde dos internos e dos agentes, onde ocorreu o sinistro", afirmou a corporação, em nota.
O jovem e outro adolescente, que estava no quarto ao lado, foram atendidos pela equipe de saúde da UISM e encaminhados ao hospital para exames devido a inalação de fumaça. O Ministério Público, a Vara da Infância e autoridades de segurança foram avisadas.
Segundo o diretor do Sindicato dos Servidores da Carreira Socioeducativa do Distrito Federal (Sindsse-DF), Cristiano Torres, o que motivou a ação do adolescente foi o desejo de mudança de módulo. "Ele, agora, será levado para a Delegacia da Criança e do Adolescente para registrar uma ocorrência de dano ao patrimônio, passará por um Conselho Disciplinar e, depois, voltará para a Unidade de Internação", finaliza.