Cidades

Projetada por Lucio Costa, Torre de TV comemora 50 anos nesta quinta

A estrutura é inspirada na Torre Eiffel de Paris e é um dos monumentos mais visitados de Brasília: recebe de 10 mil a 12 mil pessoas por semana

postado em 09/03/2017 20:37
Monumento está com iluminação especial em comemoração ao mês da mulher
A Torre de TV completa 50 anos nesta quinta-feira (9/3). Inaugurada em 1967, ela é um dos monumentos mais visitados pelos turistas da capital: recebe, em média, de 10 mil a 12 mil pessoas por semana, segundo a Secretaria Adjunta de Turismo. Com 230m de altura, a estrutura não é só um ponto turístico, pois abriga antenas de emissoras de rádio e de televisão. O monumento foi projetado pelo criador de Brasília, o arquiteto e urbanista Lucio Costa, que se inspirou na Torre Eiffel, em Paris.

No mirante, a 75m do solo, é possível ter uma visão privilegiada da Esplanada dos Ministérios, dos Setores Hoteleiros Norte e Sul, do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, do Autódromo Nelson Piquet, do Lago Paranoá, do Plano Piloto e de outras regiões administrativas. A visitação ao mirante funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 19h.

O Complexo da Torre de TV conta, ainda, com a Feira de Artesanato local, que funciona de sexta-feira a domingo e nos feriados, das 8h às 18h. No lugar, é possível encontrar móveis, peças de vestuário, bijuterias e arte em geral.

Nesta semana, a estrutura está iluminada com a cor roxa. A nova iluminação é uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março.

Alteração da fonte

Na torre, os visitantes também podem apreciar a Fonte Luminosa, uma das maiores da América Latina. São 3,5 milhões de litros d;água, 28 alto-falantes, 21 taças automáticas, dois conjuntos de jatos, uma grande palmeira d;água iluminada e um gêiser que pode lançar água a até 50m de altura.

No entanto, em cumprimento a decreto assinado pelo governador do DF, Rodrigo Rollemberg em razão da crise hídrica que afeto a cidade, o horário de funcionamento da atração mudou. Copm a alteração o monumento passou a funcionar seis horas e meia por semana, em vez de 11 horas, uma redução de 40%.

Serviço

Visitação à Torre de TV
Fonte Luminosa
Terça a sexta-feira:
18h30 / 19h30 / 20h30
15 minutos de funcionamento e 45 minutos de intervalo desligada.
(45 minutos/dia)

Sábados, domingos e feriados:
10h / 12h / 14h / 16h - 15 minutos de funcionamento e 1h45 minutos de intervalo desligada.
18h30 / 19h30 / 20h30 - 15 minutos de funcionamento e 45 minutos de intervalo desligada.
(150 minutos/dia)

Mezanino
De terça-feira a domingo, das 9h às 19h.

Mirante
De terça-feira a domingo, das 9h às 19h.

Feira de Artesanato
De terça a quinta-feira, das 9h às 17h, e de sexta-feira a domingo, das 9h às 18h.




Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação