Cidades

Festival de cerveja artesanal vai escolher mais saborosa entre concorrentes

As cervejarias candangas Embuarama, Ima, Veredas, Valkyrja e Brew Toad estão na disputa. O vencedor, que será conhecido às 18h deste sábado (11/3), receberá aporte de infraestrutura e logística para entrar no mercado em junho deste ano

Paula Pires - Especial para o Correio
postado em 11/03/2017 14:09
As cervejarias candangas Embuarama, Ima, Veredas, Valkyrja e Brew Toad estão na disputa. O vencedor, que será conhecido às 18h deste sábado (11/3), receberá aporte de infraestrutura e logística para entrar no mercado em junho deste ano
Brasília entra no mapa nacional da cerveja artesanal do país. O X Bier Hub Festival vai escolher, por meio de voto popular e do júri técnico, um rótulo entre cinco concorrentes. As cervejarias candangas Embuarama, Uma, Veredas, Valkyrja e Brew Toad estão na disputa. O vencedor, que será conhecido às 18h deste sábado (11/3), receberá aporte de infraestrutura e logística para entrar no mercado em junho deste ano com o apoio do clube Bier Hub, operado pela W Beer.

[SAIBAMAIS]O gestor de políticas públicas do Instituto Federal de Brasília (IFB), Cristiano Sant;Ana, 43 anos, chegou cedo ao X Bier Hub Festival. Morador do Lago Norte, ele foi com toda a família para o evento. "Hoje existe um movimento grande do mercado artesanal de cervejas no país. Quero conhecer novos rótulos e prestigiar a produção local", afirmou.
Os organizadores do festival esperam mais de 1,5 mil pessoas. Já foram vendidos pela internet 820 ingressos. O X Bier Hub Festival está sendo realizado no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha até as 19h.

Programe-se

X Bier Hub Festival

Local: Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha
Quando: hoje
Horário: das 13h às 19h
Ingresso: R$ 20
Sites para compra: www.bierhub.co/degustacao e xbierhubfestival.eventbrite.com
Entrada: 18 anos
Site: www.umabeer.com
Facebook: umabeer.artesanal
Instagram: @uma.beer

Curiosidades

A cerveja foi trazida para o Brasil com a família real portuguesa em 1808. A Cervejaria Canoinhense é considerada a mais antiga do Brasil. Foi fundada em 1908, em Santa Catarina, e funciona até hoje.

O início da cervejaria artesanal aconteceu na década de 1990. Em 1993, foram abertas a Dado Bier, em Porto Alegre; o Fritz, em Sumaré; e a Cervejaria Colorado, em Ribeirão Preto. Em 1995, a Krug Bier foi inaugurada em Belo Horizonte. Em 1997, foi lançada a Cevada Pura, de Piracicaba, seguida pela Baden Baden, de Campos do Jordão (1998), pela W;ls, de Belo Horizonte (1999) e a Amazon Beer, de Belém (2000).

Terceiro maior mercado consumidor de cerveja do mundo, o Brasil tem 519 cervejarias registradas, segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Estima-se que existam mais de 200 microcervejarias no país.

O presidente da Associação dos Cervejeiros Artesanais do Distrito Federal (Acerva Candanga), Flávio Barboza, afirma que Brasília conta com duas microcervejarias registradas: a JinBeer, localizada em Vicente Pires, e a Máfia Beer, em São Sebastião. ;Além delas, há mais nove produtores que trabalham no formato de sistema de produção cigana. Para baratear custos e viabilizar a produção, esses cervejeiros se associaram a fábricas para fazer a própria bebida, utilizando estruturas de outras empresas com unidades de produção próprias consolidadas;, explicou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação