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Conheça a cerveja brasiliense que ganhou o concurso da X Bier Hub

A receita seguirá direto para uma fábrica onde serão produzidos de 2 a 5 mil litros no primeiro lote

Paula Pires - Especial para o Correio
postado em 11/03/2017 19:11
A receita seguirá direto para uma fábrica onde serão produzidos de 2 a 5 mil litros no primeiro lote
A cerveja artesanal Valkyrja é a grande vencedora do concurso promovido no X Bier Hub Festival, realizado neste sábado (11/3), no Mané Garrincha. A receita seguirá direto para uma fábrica onde serão produzidos de 2 a 5 mil litros no primeiro lote. O objetivo é entrar no disputadíssimo mercado de cerveja artesanal do país.

Luís Henrique Alves de Souza e o irmão Jorge Rafael Alves de Souza são os criadores da marca Valkyrja. Eles produziram a receita na Cidade Ocidental, na divisa com o Distrito Federal. Para Luís, essa vitória é gratificante. "Mas gosto mais de beber do que produzir", comemorou.

Mais quatro rótulos estavam na briga, as marcas candangas : Embuarama, Uma, Veredas, e Brew Toad. Os júris analisaram de forma técnica os quesitos sabor, aroma, enquadramento do estilo e espuma.

Diego Valverde e Marcelo Saraiva são co-fundadores da Bier Hub. Diego explicou que o objetivo do concurso é oferecer toda uma infraestrutura e logística para a cerveja artesanal vencedora entrar no mercado de maneira mais robusta. ;A comercialização chegará em primeira mão para os assinantes do clube Bier Hub, da W Beer. Depois, seguirá para todos os consumidores brasileiros. Queremos fomentar o ecossistema de cervejarias artesanais no país. É um mercado em franca expansão;, afirmou.

A aceleradora Bier Hub nasceu em junho do ano passado e hoje conta com 11 rótulos de cervejas artesanais. ;Esperamos produzir 1 milhão de litros, somando todas as produções, até o fim deste ano;, projeta Diego.

Marcelo Saraiva destacou que a proposta é internacionalizar as atividades da empresa. ;A ideia é ter uma operação na Europa e nos EUA ainda em 2017, levando receitas do Brasil para serem produzidas lá fora;.

A carioca Cláudia Carvalho, 53 anos, foi com o filho Iuri Carvalho, 28 anos, para o festival. ;Estou impressionada com o nível e a qualidade das cervejas apresentadas;, comentou.

O gestor de políticas públicas do Instituto Federal de Brasília (IFB), Cristiano Santana, 43 anos, chegou cedo ao festival. Ele levou toda a família para o evento. ;Hoje existe um movimento grande do mercado artesanal de cervejas no país. Quero conhecer novos rótulos e prestigiar a produção local;, afirmou.

Para o casal Francisco Adriano, 23 anos, e Ana Paula Almeida dos Santos, 25 anos, todas as cinco cervejas que estavam na disputa tinham um excelente gosto. Mas Adriano preferiu a cerveja do rótulo Valkyrja. ;Com um leve sabor de casca de laranja, foi a que mais gostei;, disse.

Com a participação de cerca de 1,5 mil pessoas, o festival ainda contou com atividades paralelas. Duas bandas de rock, a candanga Muntchako e a goiana Shotgun Wives, animaram o público. O evento contou também com tatuadores, barbearia e food trucks. O Correio apoiou o evento oferecendo um copo de brinde para cada um dos visitantes.

Prêmio para o vencedor

Produção inicial de 2 a 5 mil litros
Finanças, marketing, Tributação, legislação e logística para a distribuição da bebida
Registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

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