postado em 14/03/2017 15:12
A chuva caiu forte em áreas isoladas no Distrito Federal na tarde desta terça-feira (14/3), conforme previsto pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A precipitação foi registrada ao menos no Sudoeste, no Setor de Indústrias Gráficas (SIG), no Guará 2 e próximo ao Park Shopping, onde houve o registro de raios e de trovões.
A previsão do Inmet é de que a chuva se intensifique a partir desta quinta-feira (16). A umidade do ar esperada para esta quarta (15) pode variar entre 40% e 90%. O tempo deve ficar parcialmente nublado a nublado, com pancadas de chuva isoladas e temperaturas entre 18;C e 30;C.
Crise hídrica
O registro de chuvas é um alívio para os brasilienses, que enfrentam a pior crise hídrica já registrada na história da capital. O problema é tão grave que o governo decretou situação de emergência durante 180 dias e implantou o racionamento tanto as regiões do DF abastecidas pelo reservatório do Descoberto quanto aquelas que recebem água da de Santa Maria.
[SAIBAMAIS]As localidades afetadas estão ficando um dia por semana sem água, mas especialistas alertam sobre a possibilidade de esse tempo dobrar. Na manhã desta terça-feira (14), o reservatório do Descoberto registrava 43,60%, enquanto o de Santa Maria marcava 47,56%.
Para que não falta água no período de seca, será necessário que as barragens atinjam 100% da capacidade até maio. No ano passado, em março isso já havia ocorrido. A falta de chuva tem prejudicado a recuparação do nível das barragens.