Cidades

DF classifica uma equipe para o torneio internacional de robótica

A vaga foi conquistada depois do bom trabalho no Torneio Nacional de Robótica, realizado esse final de semana

Isabella de Andrade - Especial para o Correio
postado em 19/03/2017 20:21
A vaga foi conquistada depois do bom trabalho no Torneio Nacional de Robótica, realizado esse final de semana
A equipe LegoField, da unidade Sesi Gama, conquistou uma das 24 vagas para as etapas internacionais de Robótica, temporada 2016/2017. Na tarde desse domingo (18/3), foi divulgado o resultado do Torneio Nacional de Robótica First Lego League (FLL), realizado no Sesi Taguatinga. Além da vaga para o internacional, a LegoField ganhou o troféu pela melhor apresentação do Projeto de Pesquisa.

O Distrito Federal ainda foi premiado com a equipe Bisc8, do Sesi Sobradinho, que ficou em segundo lugar pelo design do robô. A equipe Albatroid não levou nenhum premio, mas teve a oportunidade de participar pela primeira vez de um torneio nacional.Com estímulo e incentivo, é possível perceber que crianças e adolescentes são capazes de desenvolver ideias e projetos científicos de relevância social. O trabalho em equipe é ponto forte do torneio, além da criatividade e prática da inovação desde cedo.

As 24 equipes classificadas vão competir em festivais internacionais de robótica que serão realizados nos Estados Unidos, Dinamarca, Reino Unido e Austrália. A equipe brasiliense LegoField vai disputar o Campeonato Aberto Internacional Reino Unido, que será na cidade britânica de Bath, entre os dias 21 e 25 de junho de 2017. ;Gratidão é a minha palavra de hoje. Esse resultado coroa um trabalho desempenhado no Sesi Gama e entendemos que estamos no caminho certo. A robótica traz mudança de vida, mudança de patamar do ensino;, afirma a diretora da unidade Sesi Gama, Susana Assunção.

Os projetos

O projeto dos jovens do LegoField é um site que une donos de animais com deficiências físicas e voluntários dispostos a doar órteses feitas em impressoras 3D. Os próprios estudantes desenvolveram cadeiras de rodas para cães. Eles chegaram ao modelo a partir de uma informação, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de que os lares brasileiros têm mais animais de estimação que crianças.

A Albatroid, por sua vez, desenvolveu um sistema de gestão on-line, com áudio, para acompanhamento da saúde de colmeias e, assim, garantir não só a produtividade de apicultores, como da população de abelhas no mundo. Já a Bisc8 criou um aplicativo de acompanhamento da saúde dos animais domésticos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação