Cidades

Conheça Valkyrja, marca campeã do 10° Bier Hub Festival

Fabricada no município Jardim ABC, município de Cidade Ocidental (GO), no Entorno, a marca nasceu da paixão de dois irmãos brasilienses por cerveja

Paula Pires - Especial para o Correio
postado em 20/03/2017 06:00
Luis Oliveira, Luis Henrique e Jorge Rafael Alves de Souza, premiados pela cerveja Valkyria, a melhor cerveja artesanal
A marca campeã do 10; Bier Hub Festival (evento que incentiva os produtores da cerveja caseira), Valkyrja, foi batizada com nome dinamarquês ; uma referência à mitologia dos povos nórdicos e germânicos ;, mas tem fórmula criada no Entorno do DF. Fabricada no município Jardim ABC, município de Cidade Ocidental (GO), no Entorno, a marca nasceu da paixão de dois irmãos brasilienses por cerveja.
[SAIBAMAIS]
O piloto de aviação Luís Henrique Alves de Souza e o especialista em logística Jorge Rafael Alves de Souza deram uma guinada na vida profissional e agora são empresários do ramo cervejeiro. Como reconhecimento do trabalho feito há nove anos, levaram o prêmio de melhor cerveja, no estilo witbier, no festival que aconteceu na última semana, no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.
A história da Valkyrja começou a ser rascunhada em 2008, quando Luis Henrique Alves de Souza, 40 anos, comprou uma panela de alumínio para testar uma receita básica de pale ale (cerveja clara). ;Na época, os amigos ajudaram na aquisição dos insumos. Quem entrava no rateio, recebia a sua parcela em bebida. Com o que sobrava, fazíamos festas regadas com nossa cerveja artesanal;, lembrou.
Antes disso, os irmãos apreciavam a bebida por causa dos hábitos da família. Um gosto passado de pai para filho, por três gerações. O avô da dupla campeã trabalhou por muitos anos na antiga cervejaria Antarctica, de Ribeirão Preto (SP). ;Ele levava para casa um barril pequeno de chope e chamava os amigos e a família para beber todo fim de semana.;
[VIDEO1]

A produção
Os dois irmãos ; e um amigo que se tornou parceiro ; são os provadores oficiais de cada estilo de cerveja. Luís Henrique trabalha na produção da bebida e no teste das receitas. Jorge é o braço operacional e logístico, e André Luís Azevedo Valois, 43, toca o marketing.

Luís Henrique conta que o equipamento de brassagem foi comprado em 2010. ;Então, tive que me mudar para uma casa maior, no Gama, onde começamos a produzir no quintal. Foi lá que começamos a aperfeiçoar as receitas, como também a melhorar todo o processo de produção. É um trabalho em que se erra muito até acertar. Foi assim até 2012. Agora, estamos em uma fase de mais acertos, mas também enfrentamos as falhas de cabeça erguida. Há dois meses, um lote de 300 litros não passou pelo teste de qualidade e teve de ser descartado;, lembrou o empresário. Ele acrescenta que a produção depende de fatores como, por exemplo, a qualidade da levedura.

A produção da Valkyrja é de 650 litros por mês, mas a meta é atingir 10 mil litros mensais. As cervejas são feitas com matérias-primas importadas, e a água vem de uma fonte de Brasília. Um dos grandes diferenciais da Valkyrja é não ter aditivos químicos nem conservantes. A marca também cumpre critérios bem definidos para garantir a qualidade e o aroma de cada estilo. ;Para que não tenha nenhum tipo de sabor desagradável, para que tenha equilíbrio da fórmula, espuma significativa e não tenha oxidação por conta do oxigênio, da luminosidade ou da agitação;, afirma Luís Henrique.

Hoje, são elaborados cinco rótulos da marca. Ficou sob a responsabilidade de André desenvolver o rótulo Deco Ale, um pouco mais amarga e seguindo o estilo americano de fazer cerveja. ;Estudo o assunto há mais 10 anos. Em 2007, visitei o Canadá e conheci a cerveja artesanal. A receita da Deco Ale é fruto de muita pesquisa;, garante o empresário, que se prepara para fazer um curso de sommelier pelo Instituto Brasileiro de Cerveja, quando será apresentado a 180 rótulos diferentes.

A nanocervejaria no Jardim ABC foi inaugurada em novembro de 2014, com um investimento inicial de cerca de R$ 400 mil. Um galpão foi alugado em uma área total de 360 metros quadrados. Todos os equipamentos usados no processo de produção da cerveja estão distribuídos em um salão de 96 metros quadrados. Para proteger tudo isso, um pequeno santuário foi feito com a base de uma cerveja que caiu e ficou com uma abertura voltada para uma imagem de São Francisco de Assis, o protetor dos animais.

Saiba mais sobre a Valkyrja

A Valkyrja segue a escola belga de cerveja. São cervejas vivas, engarrafadas e não pasteurizadas. Podem ser mantidas em refrigeração por até seis meses sem perder o sabor. Na câmara frigorífica, as garrafas ficam dispostas em prateleiras à temperatura de três graus centígrados negativos. A bebida também pode ser estocada em barris.

A marca conta com cinco estilos de cervejas:

; Witbier (a vencedora do festival): tem semente de coentro,
casca de laranja e malte de trigo na fórmula. Teor alcoólico 5,0%.

; Trippel: é derivada de cerveja feita pelos monges belgas, séculos atrás,
e tem puro malte. Teor alcoólico 7,5%.

; Dark strong ale: cerveja escura com 8,0% de teor alcoólico.

; Blond ale: Teor alcoólico de 6,0%.

; Pale ale: Teor alcoólico de 5,5%.

; O rótulo Deco Beer será lançado no próximo 23 de março, no Empório Iracema. A receita tem um sabor amargo e 5,7% de teor alcoólico.


Onde apreciar

Beco das Garrafas Cervejaria
Endereço: CLS 116, Bloco C, Loja 03
Telefone: (61) 3548-2002

Empório Iracema
Endereço: CLN 116, Bloco B,
Loja 32 ; Comércio Local
Telefone: (61) 3032-1826

Trow, Parrilla & Beer
Endereço: CA 7 do Lago Norte, conjunto Q, lote 50 ; Atrás do
shopping Iguatemi
Telefone: (61) 3542 -3772

Mestre-Cervejeiro.com
Endereço: Setor Sudoeste,
Quadra 301, Bloco C
Telefone: (61) 3021-6667

Sidi Beer
Endereço: Rua 31 Sul, 9 ; 2,
Águas Claras
Telefone: (61) 99868-0044

Camberra
Endereço: Setor Sudoeste 101,
Bloco B, Loja 54
Telefone: (61) 3021-6500

Open Shop 21
Endereço: SHIS, QI 21, Conj. 10
Telefone: (61) 4102-1345

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação