Cidades

Mulheres que superaram o câncer de mama montam grupo de canoagem

Para elas, o esporte é uma forma de recuperar a saúde e a autoestima

Paula Pires - Especial para o Correio
postado em 26/03/2017 08:02
Larissa Lima Barbosa, Thaís Helena Madureira, Margareth Vidal e o treinador Felipe Terrano: equipe de canoagem unida para vencer a dor e o preconceito deixados pelo câncer de mama

Elas lutaram contra uma doença muitas vezes devastadora. Sobreviveram e, agora, fazem parte do projeto Canomama, uma iniciativa para vencer o estigma que acompanha o diagnóstico de câncer de mama. São 22 mulheres que têm como único lema aproveitar bem cada dia (carpe diem), de maneira saudável e prazerosa, por meio da prática da canoagem havaiana. Guerreiras, ao remar com braçadas fortes nas águas do Lago Paranoá, elas driblam os traumas emocionais deixados pela doença; as dores enfrentadas pela mastectomia e encaram, destemidas, o processo de reabilitação após a cirurgia.

À frente do Canomama, está a nutricionista Larissa Lima, 42 anos. Diagnosticada com câncer de mama em 2014, ela não se deu por vencida nem no primeiro momento, quando recebeu a notícia. ;Ao saber, pedi ao médico para repetir a informação. E fui direto ao ponto. Questionei o que tinha de ser feito e já saí do hospital com a cirurgia marcada;, lembrou a nutricionista.

[VIDEO1]

Uma das saídas encontradas por Larissa para superar a doença foi oferecer ajuda às mulheres que também passaram pela mastectomia. ;Comecei a estudar sobre o câncer de mama e conheci as pesquisas realizadas na Universidade de British Columbia, no Canadá, em que o médico Don McKenzie defende que remar traz um grande benefício para a recuperação de mulheres com carcinoma. Ele utilizou o Dragon Boat (canoa com 22 remadores) como foco do estudo e criou o esporte oficial (que ficou conhecido como Abreast in a Boat) para as sobreviventes desse mal;, explicou.

A prática do remo pode ser uma poderosa aliada no resgate da qualidade de vida de pacientes com câncer de mama, que tiveram de lidar com a difícil realidade da remoção completa dos seios. Além disso, as pesquisas de Don Mackenzie, há 21 anos, mostraram que a atividade reduz os inchaços e diminuem as dores na hora de movimentar os braços, consequências da mastectomia. ;Em vez de ficarmos condicionadas ao estigma da doença, vamos à luta ao realizar uma atividade física aquática. Além, é claro, dos inúmeros benefícios fisiológicos, somos confidentes umas das outras e, acima de tudo, solidárias;, destacou a nutricionista.

Muitas dessas mulheres renascem após praticarem o remo em grupo, já que isso estimula o convívio e a interação social. A autoestima delas aumenta, assim como a qualidade de vida. É o caso da funcionária pública Margareth Vidal, 54. ;Fui diagnostica em 2014. Por incrível que pareça, a doença me abriu as portas para o esporte. Hoje, estou viciada em endorfina;, garante. Para a advogada Thaís Helena Madureira, 37, uma mulher que teve câncer não precisa se sentir excluída. ;A doença nunca foi uma sentença de morte para mim. Só reforçou que a vida me deu uma segunda chance;, assegurou.

Esporte levado a sério

Todas as participantes do movimento Canomama são orientadas pelo coach e preparador físico Felipe Terrana. Em virtude do trabalho feito com os membros superiores ; a musculatura peitoral e dorsal ;, a canoagem promove o equilíbrio corporal, e também reduz os inchaços nos braços, muito comum em mulheres que tiveram a doença. ;Respeitada a individualidade e a limitação de cada uma, treinamos para competir e não fazemos feio. As remadoras da Canomama chegaram em primeiro lugar no I Festival Kaora Dragon Boat, no Brasil, em outubro do ano passado. O grupo agora espera conseguir apoio para participar do II Festival Dragon Boat, em 2018, em Florença, na Itália;, anima-se o professor.

A equipe treina no espaço cedido pela No;Ah, no Clube Adepol, no Setor de Clubes Esportivo Sul. ;É uma responsabilidade social atender ao movimento Canomama. Muita gente chega aqui sedentária, obesa e deprimida, com dificuldades nas relações interpessoais. Com a prática da canoagem havaiana, elas ficam totalmente motivadas;, garantiu Marcelo Ottoni Nepomuceno, um dos sócios do espaço.

Além disso, são oferecidas aulas e passeios para que todas as atletas iniciantes possam conhecer melhor a modalidade. A líder do Canomama acrescenta que, quem tiver interesse em participar da equipe, basta receber alta médica e levar atestado. Para a prática da canoa havaiana, também é feita uma avaliação fisioterápica, nutricional e física.

Trabalho em grupo
Dragon Boat é uma atividade náutica milenar realizada em barcos de até 46 pés. É preciso ter de 22 tripulantes, sendo 20 remadores, um leme e um no tambor, dando o ritmo à remada.

História
Esporte milenar, a canoa havaiana está há mais de três mil anos em atividade e surgiu na região do triângulo polinésio. As canoas foram inicialmente usadas pelos povos polinésios pela necessidade de colonizar novas terras nas ilhas no Oceano Pacífico, entre a Austrália e os Estados Unidos, incluindo Havaí e Taiti (essa última, faz parte da Polinésia Francesa). A prática conquista cada vez mais adeptos no Distrito Federal e tem atualmente dez pontos no Lago Paranoá, nos quais diversas equipes treinam diariamente.

Canomama
Whattsapp: 99216-1806
Facebook: https://www.facebook.com/canomama/?fref=ts

Onde fazer

No;Ah
Local: Clube Adepol, ao lado da Ponte JK
Horários: 6h, 7h30, 12h30, 17h e19h, de segunda a sexta-feira
Preço: a partir de R$ 240
( duas vezes por semana)
Whattsapp: 99271-3552
E-mail: clubedaremadanoah@gmail.com
Facebook: No;Ahouttrigger

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação