Helena Mader
postado em 27/03/2017 17:11
O Governo do Distrito Federal anunciou nesta segunda-feira (27/3) a reforma do primeiro escalão. Entre as mudanças está a troca de comando da Secretaria de Segurança Pública e da Paz Social: sai Márcia de Alencar e assume o delegado da Polícia Federal Edval Novaes.
O governador Rodrigo Rollemberg (PSB) anunciou que a escolha de Edval se deve à experiência do delegado no "binômio inteligência e tecnologia". Ele trabalhou por 10 anos como subsecretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, ao lado de José Mariano Beltrame.
Em coletiva de imprensa, Edval afirmou que os índices de criminalidade no DF não são ruins se comparados ao contexto nacional. "Mas vamos trabalhar para dar continuidade e buscar forma de potencializar os resultados", pontuou. O novo titular da pasta de Segurança acresentou que vai buscar "incessantemente a sinergia entre a polícia civil e a PM".
Márcia de Alencar, que deixou a titularidade da pasta de segurança, assumirá outro cargo, o de secretária adjunta de Políticas para Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos. Além disso, conforme o Correio havia adiantado, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que estava sob o comando de Arthur Bernardes, do PSD, passou para Antônio Valdir Oliveira Filho, superintendente do Sebrae-DF.
Apesar de ser irmão do deputado distrital Chico Leite (Rede), Valdir é uma escolha do próprio governador Rodrigo Rollemberg. De perfil técnico, ele tem uma relação próxima e antiga com o chefe do Palácio do Buriti. Bernardes assumirá a Secretaria de Justiça. A pasta estava sob a responsabilidade de Marcelo Lourenço Coelho de Lima, indicado pela deputada distrital Sandra Faraj (SD).
Veja o perfil dos secretários
Antônio Valdir Oliveira Filho - Secretaria de Economia e Desenvolvimento Sustentável
Antônio Valdir Oliveira Filho é bacharel em Administração de Empresas pela UniDF. Funcionário de carreira do Banco do Brasil, é o atual Superintendente do Conselho Deliberativo do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) do Distrito Federal.
No Banco, trabalhou na Unidade de Negócios com Governo, tendo como responsabilidade a interface com o Ministério do Trabalho e Emprego no Programa de Geração de Emprego e Renda - PROGER. Participou da elaboração do projeto Salas do Empreendedor e do programa de apoio às cooperativas.
Gerenciou a área responsável pela geração de emprego e renda (Assistência a Comunidades Urbanas e Rurais) e a montagem da rede de intermediação do projeto de apoio ao microcrédito, com a elaboração de guias para a sociedade civil organizada.
Participou, em 2003, do Grupo de trabalho que deu origem ao primeiro banco brasileiro especializado em Microfinanças: o Banco Popular do Brasil. Foi gerente da área de desenvolvimento de produtos e serviços de Microfinanças e de Microcrédito do Banco Popular do Brasil (2005 a 2006).
Ex-presidente da Associação Brasileira de Sebraes Eestaduais (Abase), compôs, em 2006, a equipe responsável pelo Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado, no Ministério do Trabalho e Emprego. Foi ainda assessor master da Diretoria de Micro e Pequenas Empresas do Banco do Brasil, em 2007.
Arthur Bernardes - Secretaria de Justiça
Advogado tributarista, com especialização em políticas públicas, Bernardes, que nasceu em Brasília, trabalhou na Secretaria de Ensino Médio e Tecnológico do Ministério da Educação em 2001 nas áreas de capacitação, desenvolvimento e ensino tecnológico.
Foi consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), em 2001 e 2002, e integrou o conselho deliberativo do Sebrae no Distrito Federal, em 2007. Além disso, foi diretor, chefe de gabinete e, em seguida, administrador Regional de Ceilândia.
Bernardes ocupou ainda os cargos de secretário-geral e diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental, em 2009 e 2010, na Companhia de Planejamento do DF (Codeplan).
Edval de Oliveira Novaes Júnior - Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Paz Social
Ex-subsecretário de Comando e Controle do Estado do Rio de Janeiro, na gestão do secretário de Segurança Pública José Mariano Beltrame, o delegado da Polícia Federal Edval de Oliveira Novaes Júnior implantou o Centro Integrado de Comando e Controle da Secretaria de Segurança.
Trata-se do órgão central das atividades de comando e controle das ações de segurança, mobilidade urbana e defesa social no Rio para a Copa das Confederações, Copa do Mundo de 2014, Jornada Mundial da Juventude, com a visita do Papa Francisco, e Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.
Ainda como Subsecretário, esteve no comando da Subsecretaria de Inteligência, em 2007 e 2008. Formado em direito pela Universidade de Caxias do Sul, ficou na ativa como tenente do Exército Brasileiro por um período de cinco anos. Hoje, está na reserva não remunerada.
Foi responsável pelo projeto de atualização do Sistema de Radiocomunicação Crítica das forças de segurança, que abrigou as radiocomunicações do Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016, premiado pela International Critical Communications Awards 2016 ; Best Use of Control Room Systems.