postado em 31/03/2017 08:00
O Zoológico de Brasília deu início nesta semana a uma sequência de procedimentos clínicos de rotina, realizados todos os anos nos bichinhos da casa. O primeiro da lista em 2017 foi o tigre-branco Dante.
Com 8 anos de idade e pesando 174kg, o animal foi submetido a uma avaliação odontológica, a uma radiografia da boca e a uma ultrassonografia do abdôme, fígado, baço, rins e bexiga, além de exames de sangue, urina e sêmen. Todo o procedimento ; que começa com a sedação de Dante na jaula e termina com a aplicação de um reversor da sedação já com ele de volta ao recinto ; durou cerca de quatro horas.
Para a alegria da equipe do zoológico, bem como dos visitantes, está tudo bem com o felino. "O Dante é um animal saudável. As alterações encontradas são bem discretas e aceitáveis para essa espécie, como por exemplo, algumas alterações odontológicas pertinentes ao tipo de alimentação que este indivíduo executa. Por ele ser estritamente carnívoro é comum os dentes estarem um pouco desgastados, mas nada fora do normal", avaliou o diretor do Hospital Veterinário do Zoo, Rodrigo Rabello.