Cidades

Enfermeiras da Maternidade do HUB criam projeto de incentivo à leitura

A unidade de saúde recebe doações para o espaço, que tem como objetivo entreter pacientes e familiares. Iniciativa teve início na última terça-feira (28/3)

postado em 31/03/2017 19:25
Ângela começou a se interessar pela leitura graças ao projeto
Três enfermeiras do Hospital Universitário de Brasília (HUB) perceberam a necessidade de entreter as pacientes que passam vários dias na maternidade da unidade de saúde e encontraram um forma criativa de incentivar, inclusive, o acesso à cultura. Com a ajuda de funcionários e voluntários do hospital, criaram o Caminho da Leitura, um espaço que contará com livros e revistas destinados a pacientes e a familiares.

Para que o projeto cresça cada vez mais, o hospital recebe doações de livros, revistas e materiais de qualquer tema, desde maternidade até romance e entretenimento. Larissa Cardoso, 28 anos, uma das três profissionais da Unidade Materno-Infantil do HUB à frente da iniciativa, conta que o objetivo é criar um ambiente agradável para as pacientes. "É uma forma de entretê-las, já que muitas delas não têm outra forma de se distrair no ambiente hospitalar;, afirma.

A iniciativa, que começou na última terça-feira (28/3), já ganhou uma adepta. A empregada doméstica Ângela Maria de Souza, 35 anos, grávida de cinco meses, conta que começou a se interessar pela leitura graças ao projeto. "Eu não tinha esse hábito antes, não lia nada. Ficar no hospital é muito entediante e ler foi a forma que eu encontrei de me distrair", comenta, entusiasmada. Ela está internada no hospital desde o primeiro mês de gravidez e teve alta nesta sexta-feira (31).
A coordenadora do projeto, a técnica de enfermagem Tatiana Silveira, 38, explica que a maioria das mulheres internadas na maternidade do HUB são gestantes de alto risco. "Algumas ficam até o fim da gestação", acrescenta. "Criamos o projeto para trazer conforto e alívio a essas pacientes."
A Divisão de Logística e Infraestrutura Hospitalar do HuB prepara um móvel para abrigar os materiais, para que fiquem mais acessíveis às pacientes e familiares. Por enquanto, os livros estão em cima de uma gaveteiro, à disposíção de quem chegar. A maternidade conta com 32 leitos e, atualmente, em torno de 10 pacientes internadas.

Como doar

De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h, entregue os livros e revistas na secretaria da Maternidade, que fica na Unidade 1 ou no Centro de Vigilância do HUB, localizado em frente à Emergência da Maternidade.
Endereço: SGAN 605, Av. L2 Norte - Hospital Universitário de Brasília (HUB)
Informações: (61) 2028-5232 (Larissa, Tatiana ou Yácara)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação