Cidades

Orquestra Sinfônica faz apresentação voltada para público autista

Luzes acesas, músicas mais curtas e diversos voluntários garantiram o conforto do público

Renata Rios
postado em 01/04/2017 16:21
Luzes acesas, músicas mais curtas e diversos voluntários garantiram o conforto do público
A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro realizou, neste sábado (1;/4), uma apresentação voltada para o público com transtorno do especto do autismo. Na plateia, as crianças tinham liberdade de andar, dançar, rir e falar livremente. Já o ambiente ficou com as luzes acesas, para facilitar a ambientação dos pequenos, que corriam pela sala, com a supervisão dos cerca de 50 voluntários, prontos para auxiliar tanto os pais quanto os filhos.
Entre as músicas escolhidas para entreter as crianças, muita variedade. A orquestra abriu o espetáculo com o compositor clássico Ludwig van Beethoven. Em seguida, passou por composições de Wolfgang Amadeus Mozart e chegou a tocar músicas como o tema do Homem-Aranha e a eterna trilha sonora de Star Wars. ;Como nossa música é acústica, não há necessidade de abaixar o volume, o som já não é muito alto;, complementou o maestro Cláudio Cohen.
[VIDEO1]
Já para amanhã, a criançada poderá aproveitar a Sessão Azul, às 10h, no Boulevard Shopping. Desta vez a proposta é uma sessão de cinema voltada para o público com alterações sensoriais. ;As luzes ficam em 50%, o volume é mais baixo e o filme não tem trailers nem propagandas. Tudo é voltado para deixar as crianças confortáveis;, explica Michelle Procópio, fonoaudióloga e psicóloga da Clinifali, que ajuda a organizar as sessões e as apresentações da orquestra voltadas para o público.
Luzes acesas, músicas mais curtas e diversos voluntários garantiram o conforto do público
Os eventos fazem parte do Dia Mundial da Conscientização do Autismo, data em 2 de abril em todo o mundo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação