Cidades

Exposição retrata violência contra a mulher e intolerância religiosa

A exposição é fruto do trabalho das estudantes de fotografia Clara Molina, Xenágora Brasil e Taís Valença

postado em 03/04/2017 17:37

A exposição é fruto do trabalho das estudantes de fotografia  Clara Molina, Xenágora Brasil e Taís Valença

O projeto Somus ; Moradas Visuais, promovido pelo Centro Universitário IESB, em parceria com a Defensoria Pública da União, está em exposição no Pátio central do campus Edson Machado, na Asa Sul. Com cerca de 40 fotos, a mostra aborda temas ilustrando casos tratados pela DPU, que retratam a violência contra a mulher e as religiões ancestrais.


[SAIBAMAIS] A exposição é fruto do trabalho das alunas Clara Molina, Xenágora Brasil e Taís Valença, do Núcleo de Extensão Humanízate do IESB, com a orientação do professor Daniel Mira, do curso de Fotografia da instituição.


Com o tema ;Espaço Ancestral;, Taís Valença e Xenágoras Brasil se inspiraram em imagens reduzidas da África no Brasil, construídas para legitimar opressões, desrespeito e violação de direitos. ;Afinal, queremos saber quais são os alicerces sobre os quais construímos nossa morada;.


A estudante Clara Molina escolheu tema ;O Corpo feminino: morada primaz;, onde aborda sobre a desigualdade na hierarquia entre homens e mulheres. A jovem afirma que há uma pretensa superioridade masculina, que contribui para a legitimação e a naturalização do uso da violência pelos homens contra mulheres.

;O corpo feminino passa a ser, então, mais sujeito à violência que outros corpos ao longo de suas diversas idades. É necessário modificar essa realidade para que o corpo, no qual habita uma mulher, seja respeitado em palavras, gestos e atitudes ;, reflete Clara.


As imagens ficam em exposição no IESB Sul, localizado na quadra 613/614 Sul, do dia 31/03 a 14/04, das 19h30 às 23h. A entrada é gratuita.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação