Cidades

Nipo Festival traz gastronomia e cultura japonesa para Brasília

O festival já faz parte da agenda do Clube Nipo, que promove eventos para divulgar a cultura japonesa

Gláucia Chaves
postado em 08/04/2017 17:32
Nipo Festival 2017 tem apresentações de bandas japonesas e locais.
Gyoza, yakitori, takouaki: para os amantes da cultura japonesa, os nomes não são estranhos. Quem ainda não é tão íntimo dos hábitos nipônicos tem a chance de entrar em contato não só com a gastronomia do Japão, mas com danças típicas, doces, brinquedos e uma infinidade de atrativos da terra do sol nascente. O Nipo Festival 2017, promovido pelo Clube Cultural e Recreativo Nipo Brasileiro, começou na sexta-feira (7/4) e vai até domingo (9/4). A ideia, de acordo com Kerley Horikawa, coordenador do evento, é promover a fusão entre o melhor da cultura brasileira e japonesa, além de apresentar um pouco do Japão para os brasilienses. Este ano, a novidade é a pegada pet friendly do evento, que será aberto para quem quiser levar o bicho de estimação.

A festa já faz parte da agenda de comemorações tradicionais do Clube Nipo. O intuito é mostrar o que o Japão tem para oferecer em termos de comida e diversão. "Todos os restaurantes convidados são de gastronomia tradicional japonesa, de nikkeis (descendentes de japoneses nascidos fora do Japão)", reforça Kerley Horikawa. ;Escolhemos à dedo porque queríamos pessoas que mantêm a cultura de fazer comida tradicional. Não temos salmão com cream cheese;, brincou. Outro foco da festa, segundo Horikawa, foi oferecer atividades para toda a família: além dos brinquedos infláveis e brinquedoteca para as crianças, uma equipe de cabeleireiros cuida dos interessados em dar um tapa no visual.
O festival já faz parte da agenda do Clube Nipo, que promove eventos para divulgar a cultura japonesa
A expectativa é de cerca de oito mil visitantes nos três dias de evento. Só na sexta-feira, ainda de acordo com Kerley Horikawa, três mil pessoas passaram por lá. O casal de servidores públicos Jonathas Kalil Alves Pinto e Adriana Meira Lima Alves, ambos com 36 anos, aproveitou a oportunidade para levar as filhas Carolina, um ano, e Manoela, 7, para brincar. ;É a primeira vez que viemos a um evento do Nipo e achei a organização muito boa. O único problema está sendo o sol de rachar. As filas estão um pouco grandes e o sol está castigando;, avaliou Jonathas. Para as crianças, contudo, tudo é brincadeira. ;A melhor parte foi o picolé japonês;, disse Manoela.

Apaixonados pela cultura japonesa, o casal Cristiano Cristo, 28 anos, e Gabriela Maia, 29, são presença garantida em eventos japoneses de Brasília há três anos. ;Achei este evento muito mais organizado que os outros, com mais opções de comida. É muito interessante esse tipo de evento para as pessoas absorverem mais sobre a cultura japonesa;, qualificou o analista de sistemas. A estrutura montada para o palco, ao ar livre, foi um dos pontos positivos para Gabriela, servidora pública. ;Antes era tudo lá dentro e ficava abafado. Aqui fora é muito mais agradável.; Os dois visitaram o Japão em setembro de 2016. ;Conseguimos ver muita similaridade do evento com as coisas de lá. Eles conseguem trazer isso, é interessante para mostrar a cultura japonesa de verdade;, disse Gabriela.

Quando o bombeiro Wellington Simões, 36 anos e o médico Gustavo Ferreira, 33, ficaram sabendo que o festival japonês seria aberto para animais, não pensaram duas vezes em levar Bolinha, a Pug de estimação. ;Foi uma razão a mais para sair de casa, queria ver como ia funcionar;, disse Gustavo. A jornalista Jéssica Rodrigues, 27 anos e a mãe Edilene Rodrigues, 54 anos e professora aposentada, também aproveitaram para levar o Chow-chow para passear. ;É muito difícil achar eventos em que a gente pode levar o cachorro;, justificou Jéssica. ;Achei tudo muito bom. Amamos comida japonesa e sempre vamos em eventos quando tem;, completou Edilene.
O festival já faz parte da agenda do Clube Nipo, que promove eventos para divulgar a cultura japonesa

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação