Ketheryne Mariz/Diário de Pernambuco
postado em 10/04/2017 17:46
Nos três primeiros meses deste ano, 4.834 motoristas foram autuados por dirigirem após ingerir bebida alcoólica no Distrito Federal, o equivalente a cerca de 53 multas por dia. Os dados, fornecidos pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), mostram crescimento de 36,5% se comparado ao mesmo período do ano passado, quando 3.068 infrações foram registradas.
Apenas da última sexta-feira até a madrugada desta segunda, 103 condutores foram autuados por dirigirem alcoolizados, segundo o Detran-DF. Além disso, quatro motoristas foram presos por acoolemia, outros 15 autuados por dirigirem sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Um total de 157 veículos foram recolhidos. A ação do Detran contou com o apoio da Polícia Militar do Distrito Federal e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF).
[SAIBAMAIS]De janeiro a março deste ano, 390 motoristas foram conduzidos à delegacia por apresentarem teor alcoólico dentro do limite considerado crime. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), configura em crime de trânsito conduzir veículo com concentração de álcool igual ou superior a 0,3 miligramas por litro de ar alveolar. A pena varia de seis meses a três anos.
Legislação
Desde 1; de novembro de 2016 está em vigor a Lei Federal n; 13.281 que, entre outras medidas, alterou os valores das multas de trânsito. A multa que era de R$ 1.915,40 passou a ser de R$ 2.934,70. Além disso, com a nova lei, agora é considerada infração de trânsito a pessoa que se recusar a realizar os exames que comprovam a influência do álcool ou outra substância psicoativa.