Cidades

Campanha contra a violência da mulher instala placas em casas de Samambaia

Projeto procura engajar a comunidade com a implantação de placas nos principais pontos da cidade.

postado em 13/04/2017 18:52

Projeto procura engajar a comunidade com a implantação de placas nos principais pontos da cidade.

;Denuncie a violência contra a mulher. Não se torne cúmplice;. Essa é a mensagem exibida em placas espalhadas por Samambaia pela Campanha de Combate à Violência Contra a Mulher, uma parceria do Governo de Brasília com a Outdoor Social, projeto pioneiro que leva campanhas publicitárias às comunidades. Até segunda-feira que vem (17/4) será possível ver as placas na cidade.

Leia mais notícias em Cidades

O objetivo da campanha é incentivar mulheres vítimas de violência a denunciarem seus agressores e expandir o engajamento da comunidade. Emília Rabelo, diretora da Outdoor Social explica que são selecionados os pontos de maior fluxo de pessoas. ;Depois de escolhidos os pontos, a gente elege o local de exibição de acordo com a campanha. Nesse caso, foram escolhidas casas de mulheres, principalmente as que já tem contato com a causa;, esclarece. Cada pessoa que aceita colocar a placa em sua residência recebe 100 reais da empresa dentro de três dias após a retirada das placas.

O projeto ainda conta com a hashtag #BrasíliaDeTodasAsMulheres para que seja divulgado nas redes sociais. ;Campanhas como essa que estamos divulgando e outras como a ;Mexeu com uma, mexeu com todas;, faz com que a sociedade se conscientize de que violência contra mulher é crime. E isso é fundamental para a nossa proteção;, explica Emília.

De acordo com dados do Programa de Pesquisa, Assistência e Vigilância à Violência (PAV), da Secretaria de Saúde, foram notificados mais de 11,5 mil casos de violência de 2011 a 2015. Destes, 71,1% das vítimas são mulheres. Com exceção do trabalho infantil, o sexo feminino também se mostrou predominante quanto ao tipo de violência. Samambaia é um local estratégico para a realização da campanha: do total de casos entre 2011 e 2015 (PAV/SES-DF), 8,8%, isto é, 1010 vítimas são residentes da região. Emília acrescenta que o projeto ainda possui o cadastro de moradores de outras comunidades e que pretende expandir a parceria com o Governo para as outras localidades.

Denúncia

A denúncia de violência doméstica pode ser feita em qualquer delegacia, com o registro de um boletim de ocorrência, ou pela Central de Atendimento à Mulher (Ligue 180), serviço da Secretaria de Políticas para as Mulheres. A denúncia é anônima e gratuita, disponível 24 horas, em todo o país. Para proteger e ajudar as mulheres a entenderem quais são seus direitos, em 2014, a Secretaria lançou um aplicativo para celular (Clique 180) que traz diversas informações importantes, como os tópicos da Lei Maria da Penha.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação