A Câmara dos Dirigentes Lojistas do Distrito Federal (CDL), divulgou na tarde de hoje (13/04), os números da inadimplência na capital no mês de março. Segundo dados levantados pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC-Brasil), na passagem de fevereiro para o terceiro mês do ano, o número de dívidas no DF cresceu 1,75%, enquanto a quantidade de inadimplentes aumentou 1,28%. Mas, na comparação com março de 2016, as dívidas diminuíram 7,26% e os devedores 3,79%. A abertura por faixa etária do devedor mostra que o número de endividados mais expressivo no DF, em março, são os de idade de 85 a 94 anos (10,44%).
[SAIBAMAIS]O presidente da CDL, José Carlos Magalhães Pinto, diz o que pode ter ocorrido para esse grupo estar em destaque. ;Patriarca e a matriarca socorrem os mais novos da família. As pessoas podem terem tido um gasto maior nas férias e nas compras de material escolar. Com isso, os mais velhos deixam de pagar as próprias contas para ajudar os parentes;, relata.
Já o setor com alta anual mais expressiva do número de débitos nesse período foi água e luz (17,73%).José Carlos acredita que nos próximos meses, o número de devedores possa cair. ;Vai entrar dinheiro das contas inativas do FGTS e as dívidas vão começar a ser pagas. Além disso, a economia está parando de cair e já há uma tendência de começar a preparar para o emprego novamente;, explica.