Jornal Correio Braziliense

Cidades

Operação apreende 100 ônibus da frota do DF por falta de acessibilidade

Entre os equipamentos que mais apresentavam problemas estão elevador, seguido do sinal sonora de parada, além de falhas nos assentos especiais e falta ou defeito de cinto de segurança para cadeirantes

Uma fiscalização no transporte público do Distrito Federal apreendeu 100 ônibus por problemas de acessibilidade. Entre os equipamentos que mais apresentavam problemas estão elevador, seguido do sinal sonora de parada, além de falhas nos assentos especiais e falta ou defeito de cinto de segurança para cadeirantes. A multa por cada erro é de R$ 450 que pode chegar a R$ 900 em caso de reincidência.
Leia mais notícias em Cidades

A ação, que faz parte da Operação Hefesto da Secretaria de Mobilidade do DF, vistoriou 1.414 coletivos do total de 3,2 mil ônibus e micro-ônibus da frota. As inspeções ocorreram de 20 de março a 8 de abril. Ao todo, as equipes emitiram 198 autos de infração: 37 por problemas no elevador e 35 por incoerências nos sinais sonoros.

Os veículos apreendidos só serão devolvidos às empresas após os reparos. A ação também avaliou se os motoristas estão aptos para atender demandas relacionadas a acessibilidade ; não apenas para pessoas com deficiência, mas também para idosos e passageiros com dificuldade de locomoção.
Com informações da Agência Brasília