Cidades

Seis anos após a compra, agentes do Detran vão usar armas de choque

Para portar a arma tipo taser, o agente deverá comprovar habilitação técnica e aptidão psicológica

postado em 18/04/2017 09:23

Para portar a arma tipo taser, o agente deverá comprovar habilitação técnica e aptidão psicológica

Após fase de avaliação, os agentes do Departamento de Trânsito do DF (Detran) estão autorizados, por tempo indeterminado, a fazer uso de armas de choque conhecidas como tasers. A comunicação foi feita na edição do Diário Oficial do Distrito Federal de segunda-feira (17/4). Para portar a arma, o servidor deverá comprovar habilitação técnica e aptidão psicológica.

Leia mais notícias em cidades

As regras para o uso das tasers havia saído em maio do ano passado com prazo de 90 dias para se consolidar, mas a decisão só saiu quase um ano depois. A instrução n; 405/2016 dizia que o choque só deve ser aplicado pelo agente ;em casos de iminente perigo de lesão ou morte, estado de necessidade e de legítima defesa da sua própria integridade física e de outros;. A legislação ainda orienta os fiscais a aplicarem o choque preferencialmente nas costas. ;A cabeça, a face e o pescoço devem ser evitados;, detalha.

Em 2011, o governo gastou, aproximadamente, R$ 534 mil na compra de 220 aparelhos para o uso dos agentes de trânsito durante operações. O Detran começou a treinar os funcionários, mas, diante da reação negativa da sociedade, o Executivo local recuou e desistiu de adotar os armamentos.

Durante todo esse tempo eles ficaram encaixotados. Chegou a ser anunciado que as armas de choque seriam destinadas à Secretaria de Segurança Pública, para uso dos policiais. O que também não se concretizou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação