Cidades

Começa força-tarefa para revitalização dos setores hoteleiros Sul e Norte

A expectativa é que até 30 de abril todo o trabalho seja concluído. Nesta manhã, a ação começou nos hotéis fechados Torre Palace e Saint Peter

Deborah Fortuna
postado em 19/04/2017 15:12

O mato na região será cortado e os entulhos retirados

Na manhã desta quarta-feira (19/4), a Secretaria das Cidades iniciou uma força-tarefa para a revitalização dos setores hoteleiros Sul e Norte a fim de reduzir os problemas na região e aumentar a sensação de segurança dos frequentadores nesses locais. A expectativa é que até 30 de abril todo o trabalho esteja finalizado. Nesta manhã, a ação começou nos hotéis fechados Torre Palace, na Asa Norte, e Saint Peter, na Asa Sul.

De acordo com a secretaria, primeiro foi feito um mapeamento de todos os problemas que precisavam ser corrigidos. Na lista, estão: a segurança, iluminação precária, lixo armazenado de maneira inadequada, utilização clandestina de rede de água e existência de potenciais reservatórios do mosquito Aedes aegypti - responsável por doenças como dengue, febre chikungunya e zika vírus.

Para o secretário Marcos Dantas, devido à grande movimentação que o setor recebe, principalmente de pessoas que moram fora da capital, há uma necessidade constante que o lugar receba esse tipo de atividade. "Como é uma área com muita gente circulando, população e turistas, nós resolvemos fazer essa ação para tentar deixar o local mais seguro e mais limpo", afirmou.

[SAIBAMAIS]Haverá um comando móvel permanente da Polícia Militar, enquanto a Polícia Civil vai reforçar o combate ao uso e tráfico de drogas; o mato será cortado e os entulhos retirados. A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) fará a poda das árvores - que, se não aparadas, podem atrapalhar a iluminação dos postes. Já a Companhia Energética de Brasília (CEB) vai trocar as luminárias com defeito e as lâmpadas queimadas.

Já os servidores do Serviço de Limpeza Urbana do DF (SLU), da Agência de Fiscalização (Agefis) e da Subsecretaria de Vigilância Ambiental trabalharão com a prevenção de doenças. Para isso, os agentes vão visitar todos os hotéis para entregar as orientações com sugestões de melhorias.

Integram a operação também a Administração Regional do Plano Piloto, o Departamento de Trânsito (Detran); as Polícias Civil e Militar; a Subchefia da Ordem Pública e Social, da Casa Militar; a Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos; e a Subsecretaria de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Saúde.


Abandono

Em reportagem publicado em 9 de abril, o Correio mostrou a situação de abandono da região. Funcionários que trabalham nos hotéis reclamam da falta de segurança. Apenas entre janeiro e fevereiro deste ano, 17 motoristas do SHN tiveram o carro arrombado, contra 11 no mesmo período em 2016 e seis na mesma data de 2015. No SHS, a situação se repete. No primeiro bimestre de 2017, houve 17 ocorrências desse crime, duas nos mesmos meses em 2016, contra 18 em 2015.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação