Cidades

Maio Amarelo terá ações educativas sobre trânsito no DF

Em relação ao ano passado, foram registradas 52 mortes a menos nos quatro primeiros meses

postado em 27/04/2017 12:20
Em relação ao ano passado, foram registradas 52 mortes a menos nos quatro primeiros meses

Brasília se prepara para se iluminar com a cor amarela e chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito. A ação Maio Amarelo começa nesta segunda-feira (1;/4), com blitze educativas diárias, passeios ciclístico e motociclísticos e distribuição de rosas no Dia das Mães. De acordo com dados do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), nos quatro primeiros meses, ocorreram 52 mortes a menos nas vias do Distrito Federal, em relação ao mesmo período do ano passado.

A novidade de 2017 é o envolvimento dos motociclistas com a campanha, que se reunirão em um passeio para conscientizar condutores de automóveis sobre a importância de manter a distância mínima de motos e bicicletas. ;Muitos motoristas não sabem a distância mínima que está na lei, que é de 1,5 metro;, comentou Glauber Peixoto, diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran.

[SAIBAMAIS]O amarelo é uma alusão ao significado da cor no semáforo: atenção. Entre as principais causas de morte no trânsito de Brasília estão a velocidade, o álcool e a distração com celulares. ;Brasília é a capital da paz e da cidadania no trânsito, e isso só é possível com o apoio da comunidade. As campanhas têm foco nos motoristas e nos motociclistas, mas também em ciclistas e pedestres;, ressaltou o diretor-geral do DER, Henrique Ludovice.

Em 2016, os órgãos de trânsito da capital federal fizeram mais de 500 ações educativas e fiscalizações durante a campanha, com 310 blitze em toda a cidade. No total, 1.060 condutores acabaram autuados por dirigirem após consumir bebida alcoólica. Algumas ações continuam em 2017, como palestras, corridas, pedal noturno, doações de sangue e distribuição de panfletos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação