Cidades

Família e amigos se despedem de ciclista atropelado no Park Way

Em mensagem a uma amiga, o artista plástico Floriano Sampaio e Silva escreveu que andar de bicicleta ao pôr do sol era seu momento sagrado

Luiz Calcagno
postado em 03/05/2017 15:47
Floriano foi atropelado na Quadra 17, próximo ao condomínio onde morava
Parentes e amigos se reuniram, na tarde desta quarta-feira (3/5), para se despedir do artista plástico, escultor e paisagista Floriano Sampaio e Silva, 50 anos. Ele morreu após ser atropelado por um carro quando pedalava a caminho de casa, na Quadra 17 do Park Way. O velório teve início às 14h30. Brasiliense, Floriano fazia esculturas sinuosas em metal e também em madeira e ganhou vários prêmios. Entre eles, um concurso do Itamaraty, que tem uma de suas obras, intitulada Infinito, em seu acervo.

O enterro ocorreu às 17h13, após duas horas de velório. Cerca de 100 pessoas participaram da cerimônia de despedida, que terminou com leitura de textos do próprio Floriano, com aplausos e orações. Floriano era visto como uma pessoa simples, discreta, que sabia tirar o melhor da vida. Não gostava de holofotes nem de fotografias.
Em relato enviado a uma amiga em agosto do ano passado, Floriano mencionou o significado do momento de andar de bicicleta para ele. "Quando chega o fim da tarde, encontro o meu momento sagrado, que é andar de bicicleta no pôr do sol... Quilômetros e quilômetros de ciclovias no Park Way, quase inutilizadas, parecem só minhas, um grande parque", escreveu.
[SAIBAMAIS]Floriano participava das atividades do viveiro do Park Way. O desafio, segundo texto escrito por ele, era unir, com harmonia, sustentabilidade e plasticidade. "Um dos pilares do ;Manifesto à Natureza;, em sintonia com a proposta do viveiro do Park way, é a intervenção com plantas do Cerrado floríferas, 40 Calliandras. Há anos, desde sempre, o Cerrado esteve esquecido pelas instituições públicas, o viveiro da UnB foi extinto. O Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul, reconhecido como a maior savana do mundo e com extrema abundância de plantas endêmicas", destacou o artista.
O acidente aconteceu na noite de terça-feira (2). Floriano foi atingido pelo veículo de um motorista que dirigia sem habilitação enquanto pedalava na Quadra 17 do Park Way, próximo ao condomínio onde morava. Ele será indiciado por homicídio qualificado.
Obras de Floriano expostas na 1ª Festa do Viveiro Park Way, em agosto

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação