Cidades

Batcaverna de Ceilândia é demolida após 20 anos de abandono

Prédio abandonado servia de abrigo para usuários de droga e era palco de crimes, aumentando a insegurança de quem vive na região

Deborah Fortuna
postado em 04/05/2017 09:19

Homem observa outros iniciando trabalho de demolição de construção

Após duas décadas de abandono, a "batcaverna" ou "caveirão", como é conhecida uma construção abandonada na Guariroba, em Ceilândia, começou a ser demolida. A operação teve início na manhã desta quinta-feira (4/5) e deve ser concluída até sexta-feira (5). O local virou abrigo para usuários de droga e aumentava a insegurança para moradores da região.

[VIDEO1]

De acordo com a Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis), o processo é demorado porque é um risco para os prédios vizinhos. A justificativa é que há uma construção de caixa d;água no último andar que tem que ser destruída manualmente por agentes da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), pois, se for destruída com a ajuda de máquinas, há a possibilidade de cair em cima dos prédios vizinhos. A demolição completa ocorrerá apenas depois da destruição da caixa.

Leia mais notícias em Cidades

Os moradores da região ficaram aliviados com a operação. Maria do Socorro, 62 anos, moradora da região administrativa há 27 anos, disse que lutou por muito tempo para que esse prédio fosse destruído, já que vive em uma casa na frente da construção abandonada.

[VIDEO2]

Ela conta que há sempre usuários de droga durante a noite no local e que muitos assaltos ocorriam na região. "Eu sempre estava ligando para a polícia, para os bombeiros, porque tinha muito usuário de droga e tinha muita briga, estupro. Eu já fui assaltada com minha família aqui em casa", disse. Segundo o governador Rodrigo Rollemberg, a partir da demolição da construção irregular, haverá melhoria na segurança da região.

O governador Rodrigo Rollemberg acompanhou parte da operação. "Essa é uma reivindicação antiga da comunidade. Há um parecer da procuradoria e uma recomendação do Ministério Publico de que esse prédio deveria ser derrubado. Primeiro porque ele desrespeita todas as normas urbanísticas. Ele foi construído de forma irregular e está servindo como ponto de esconderijo de marginais", disse.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação