Jornal Correio Braziliense

Cidades

Ex-secretário de Saúde é condenado por improbidade administrativa

Rafael Barbosa e Roberto Bittencourt, ex-coordenador da UTI Adulto do Hospital de Base, foram condenados por não observarem normas da Anvisa ao inaugurarem a UTI de Neurotrauma do hospital. Ex-diretor também foi condenado. Cabe recurso


Cinco anos após a inauguração da UTI de Neurotrauma do Hospital de Base, a Justiça condenou, por improbidade administrativa, o ex-secretário de Saúde Rafael Barbosa, o ex-coordenador da UTI Adulto Roberto Bittencourt e o ex-diretor do centro médico Julival Fagundes. De acordo com o entendimento da magistrada Sandra Cristina Candeira de Lira, os três não observaram as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ao abrirem as portas da unidade de internação.
Leia mais notícias em Cidades
Segundo a ação ajuizada pela Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde (Prosus) em 2012, iniciou-se o funcionamento da UTI com espaços inadequados à disposição dos leitos, inexistência do setor de recursos humanos com técnicas adequadas e ausência de equipamentos e insumos suficientes. As características comprometeriam o bem estar dos pacientes.

Assim, a 6; Vara da Fazenda Pública do DF condenou os três ex-gestores ao pagamento de multa estimada no valor dos vencimentos recebidos à época, multiplicado por 70. O montante será direcionado aos cofres do Hospital de Base. Cabe recurso à decisão.

A mesma ação do Ministério Público pedia a condenação do ex-gerente de Assistência Intensiva da Secretaria de Saúde Rubens Antonio Bento Ribeiro e do ex-chefe da UTI Renato Camargo Viscardi. A juíza, porém, julgou a argumentação improcedente, com base no Código Processual Civil.