Cidades

Lei Seca: fim de semana tem 221 embriagados ao volante; número é recorde

Onze prisões foram decretadas e 169 veículos recolhidos e encaminhados ao depósito do órgão do Departamento de Trânsito (Detran/DF)

postado em 09/05/2017 06:02
O último fim de semana registrou número recorde de motoristas autuados por embriaguez ao volante: 221. Ao todo, 11 prisões foram decretadas e 169 veículos recolhidos e encaminhados ao depósito do órgão do Departamento de Trânsito (Detran/DF). Os números são referentes às operações realizadas, em conjunto, pelo Detran, pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e pela Polícia Militar e correspondem à maior quantidade de multas aplicadas e de prisões em um fim de semana desde o início do ano.

Leia mais notícias em Cidades

Segundo o diretor do Detran no DF, Silvain Fonseca, o aumento registrado no último fim de semana se deve a um conjunto de fatores ;Houve mais abordagens por conta do efetivo convocado. Nós tivemos mais agentes nas ruas, inclusive voluntários que fizeram horas extras, e houve uma série de eventos durante o fim de semana nos quais nós sabíamos que haveria consumo de álcool;, explica Silvain. ;Esse foi o primeiro fim de semana após o início do mês. Geralmente, as pessoas recebem nessa época e saem para beber;, acrescenta.

Em relação aos acidentes registrados nos últimos fins de semana, o diretor informou que, apesar da gravidade, eles não representaram um aumento no número geral de casos fatais. ;Dois grandes feriados são sempre preocupantes, mas, apesar desses registros, não houve aumento no número de acidentes. Eles continuam em queda. Abril deste ano, por exemplo, apresentou uma redução de 58% no número de mortos e feridos em relação ao do ano passado;, compara.

A comparação com os quatro primeiros meses do ano passado também mostra um aumento no número de autuações de motoristas alcoolizados. Foram 6.864 até abril deste ano, crescimento de 54% com relação ao mesmo período de 2016. O Detran no DF também divulgou o balanço de autuações este ano por rachas. Agentes do órgão aplicaram 489 multas de janeiro a abril. No ano passado, foram registradas 1.424 infrações do tipo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação