Cidades

VÍDEO: PM resgata, sozinho, 20 pessoas durante incêndio em Samambaia

Do total de moradores, 10 eram crianças. O PM avistou o prédio em chamas durante patrulha na região

Gabriela Vinhal
postado em 10/05/2017 22:55
[VIDEO1]
A quadra 316 de Samambaia presenciou cenas de um verdadeiro filme de ação na madrugada desta quarta-feira (10/5). O protagonista foi Heitor Theodoro da Silva, 34 anos, cabo da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). Enquanto fazia patrulha na região, o PM viu um prédio em chamas. Imediatamente, arrombou a porta de ferro do local, encarou as labaredas de fogo e resgatou ; sozinho ; 20 pessoas que dormiam em suas casas. Após o resgate, Theodoro teve queimaduras superficiais no corpo e sentiu dificuldade de respirar, por causa da quantidade de fumaça inalada.

Assim que avistou o incêndio, o militar viu uma criança pela janela, na sobreloja do espaço que era consumido pelas chamas. Percebeu, então, a necessidade de agir. Em questão de segundos, conseguiu entrar no prédio. "Não sou bombeiro, não tinha equipamento próprio para isso. Mas nessas horas a gente só consegue pensar no outro", relata, emocionado.

Segundo Theodoro, como é chamado no quartel, as vítimas estavam dormindo e nem sequer perceberam o que acontecia. Ele bateu de porta em porta até conseguir resgatar todos os moradores.
Heitor Theodoro da Silva, 34 anos, cabo da Polícia Militar do Distrito Federal, resgatou 20 pessoas de um prédio em chamas

Entre as pessoas que salvou, uma o emocionou de maneira diferente. No último apartamento que bateu, Theodoro conta que moravam uma mãe e a filha. Ambas estavam atordoadas com a fumaça. Com medo, não conseguiam abrir o cadeado da residência e precisaram do apoio do policial. Ele pegou a chave, abriu a casa e carregou no colo a garota, de 3 anos: "Depois ela não me largava mais. Disse até que queria ser policial quando crescesse".

De acordo com a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros chegou minutos depois e apagou o fogo. Os moradores foram socorridos no local e passam bem. Há sete anos trabalhando na polícia, esta foi a primeira vez que o cabo agiu durante um incêndio. "Eu acredito no meu trabalho, na minha ideologia. Gosto de me sentir útil para a população e de ajudar o próximo. Não há nada mais gratificante do que salvar a vida de alguém".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação