Cidades

GDF vai cobrar IPTU de novas construções captadas por imagens aéreas

Muitos moradores de condomínios irregulares serão atingidos, mas a reavaliação pega todo mundo

Ana Maria Campos
postado em 11/05/2017 07:51
Muitos moradores de condomínios irregulares serão atingidos, mas a reavaliação pega todo mundo
Moradores que fizeram ampliação de construções desde o habite-se vão pagar mais Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) neste ano. Com base em levantamento por aerofotogrametria, uma técnica por imagens aéreas, a Secretaria de Fazenda conseguiu mapear todas as novas edificações do Distrito Federal.

O sistema permite uma comparação de cada moradia. Basta digitar o endereço para uma avaliação rápida, já disponível para as novas cobranças. Vale para quem fez uma churrasqueira, um puxadinho ou qualquer tipo de benfeitoria de ampliação da casa. Muitos moradores de condomínios irregulares serão atingidos, mas a reavaliação pega todo mundo.

[SAIBAMAIS]Há casos de antigos residentes do lagos Sul e Norte, por exemplo, que nunca registraram as melhorias em seus terrenos. Agora vão pagar mais caro. Os técnicos da Fazenda chamam a medida de ;justiça fiscal;. O contribuinte vai pagar mais, de acordo com a real situação. Mas, como ninguém gosta de abrir mais o bolso, não há dúvida de que as novas cobranças vão incomodar. O sistema foi comprado pela Terracap e tem outras destinações, como a fiscalização e a regularização fundiária.

O imposto tem vencimento de junho a novembro e pode ser pago em até seis prestações. Os prazos para pagamento do IPTU foram divulgados em 22 de dezembro do ano passado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação