Cidades

Obras do Sistema de captação Corumbá IV serão retomadas em junho

A construção estava paralisada desde agosto passado, após constatação de irregularidades, e aguardava o parecer do Ministério Público Federal

postado em 11/05/2017 13:14
A construção estava paralisada desde agosto passado, após constatação de irregularidades, e aguardava o parecer do Ministério Público Federal
Vista como a solução para a segurança hídrica do Distrito Federal nos próximos 30 anos, as obras do Sistema Corumbá serão retomadas no próximo mês. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (11/5) pelo ministro das Cidades, Bruno Araújo, nas futuras instalações da Estação de Tratamento de Água, em Valparaíso de Goiás (GO). A construção estava paralisada desde agosto passado, após a constação de irregularidades, e aguardava o parecer do Ministério Público Federal. Até o momento, 65% da obra está concluída. A estimativa é que o sistema custe R$ 540 milhões.

Com fornecimento de até 5,6 mil litros por segundo, a obra vai ampliar em 70% a capacidade de abastecimento da capital do país. No Distrito Federal, os moradores do Gama, Santa Maria e Recanto das Emas serão beneficiados. Já em Goiás, as regiões abastecidas serão Cidade Ocidental, Luziânia, Novo Gama e Valparaíso.

A estimativa é que as obras sejam finalizadas em junho de 2018 e que a água seja distribuída para a população até dezembro do mesmo ano. O ministro Bruno Araújo ressaltou que a conclusão do projeto é fundamental para Brasília e para o Entorno do DF. ;Essa obra garante a estabilidade do fornecimento de água para a região, que hoje sofre uma grave crise hídrica."

Empecilho

A obra do sistema Corumbá é uma parceria do Governo do Distrito Federal (GDF) e Governo do Estado de Goiás. Com a crise hídrica no DF, a Caesb acelerou as obras da elevatória e da estação de tratamento, em Valparaíso de Goiás. O esforço esbarrava no fato de que as obras de captação na represa e de construção dos dutos de água bruta ; pontos iniciais do processo de abastecimento ; estavam paralisadas desde agosto. O sistema também teve uma série de embargos por falta de recursos, problemas processuais ou decisões judiciais.
A construção estava paralisada desde agosto passado, após constatação de irregularidades, e aguardava o parecer do Ministério Público Federal
Com a liberação das obras, será retomada a construção na parte goiana. A empresa de Saneamento de Goiás (Saneago) é responsável pela instalação de captação de água no reservatório de Corumbá IV, pela instalação de bombeamento em Luziânia e 12,7km da adutora. Segundo o Governo de Goiás, cerca de 60% das intervenções estão prontas. ;Essa obra se mostra importante para o DF que vive o racionamento e também garante qualidade de água para o Entorno Sul;, garante o governador de Goiás, Marconi Perillo.

A continuidade da obra é uma garantia de fornecimento de água para a capital do país, segundo o governador Rodrigo Rollemberg (PSB). ;A obra é extremamente importante. Ela representa a retirada de 5,6 mil litros por segundo de água que vai garantir o fortalecimento da distribuição para todo o DF nos próximos 30 anos;, destacou. O chefe do Executivo local se comprometeu a garantir reforços para acelerar as obras e citou outras medidas para o enfrentamento da crise hídrica local. ;Estamos com as obras de captação do córrego Bananal e com o andamento da captação do Lago Paranoá", acrescentou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação