Cidades

'Ele nos salvou de uma tragédia', dizem moradores socorridos por PM

Um dia depois do incêndio que consumiu parte de um prédio na Quadra 316, em Samambaia Sul, moradores reconhecem que a ação do policial militar Heitor Theodoro evitou que uma tragédia maior acontecesse

Hellen Leite
postado em 11/05/2017 15:51

Os 20 moradores do prédio residencial atingido pelo fogo em Samambaia, na madrugada de quarta-feira (10/5), ainda sentem o cheiro da fumaça impregnando o ambiente. Mas muito mais forte é o sentimento de gratidão. Para as famílias, a ação rápida policial militar Heitor Theodoro da Silva, de 34 anos, que arrombou o portão e retirou as pessoas do prédio, evitando que o incidente tivesse um fim trágico. ;Se demorasse mais três minutos, uma tragédia teria acontecido. Ele nos salvou. Com certeza, alguém teria se machucado;, diz Luís Inácio Leite, 45, uma das pessoas resgatadas.

Luís mora no prédio há um ano e três meses e conta que na noite no incêndio estava dormindo com a esposa e a filha no apartamento de quarto, sala, cozinha e banheiro quando escutou um barulho que pensou ser um assalto. Assustado, ele se levantou e encontrou o cabo Theodoro no corredor batendo de porta em porta avisando que as chamas consumiam o prédio. ;Foi tudo muito rápido e na hora eu não pensei em nada, apenas peguei minha filha e a minha esposa e corri;, recorda.

Leia mais noticias em Cidades

[SAIBAMAIS]Na porta ao lado da de Luís, em uma kitinet na parte térrea, mora a família do vigilante Fábio Carmo de Jesus, 39 anos. Ele, a mulher e os quatro filhos foram os primeiros a sair do prédio durante o incêndio, como mostra o vídeo do salvamento, que viralizou na internet. Segundo ele, quando abriu a porta, depois de ouvir o alerta do cabo Theodoro, já encontrou o corredor todo tomado pela fumaça.

A parte de baixo ficou completamente destruída

;Foi um susto, já era madrugada e estávamos dormindo. Mas o policial foi muito rápido no resgate e nos tranquilizou. Se nós tivéssemos de lidar com essa situação sozinhos, seria muito mais desesperador;, diz. Na hora, ele ainda pensou em pegar alguns documentos, mas, quando viu que a fumaça estava tomando conta de todo o prédio, deixou tudo para trás.

Criança carregada no colo

O último apartamento a ser alertado das chamas foi o do piso superior, onde mora a dona de casa Nataly Jesus Sousa, o marido e a filha de 3 anos, Érica Caroline, que também aparece nas imagens divulgadas pela Polícia Militar, no colo do cabo Theodoro. Para sair do prédio, a família precisava atravessar dois corredores, cruzar um portão, que estava trancado, e descer um lance de escada com 15 degraus. Trajeto de aproximadamente 40m, que ficaria impossível cruzar caso o fogo se alastrasse um pouco mais.


A pequena Érica foi resgatada no colo do cabo Theodoro

;Ele me ajudou a abrir o segundo portão e descer. Quando a gente desceu, já estava cheio de fumaça. Não pensei em nenhum bem material, nessa hora a gente não pensa em nada;, relembra. Apesar do susto, a pequena Érica se apressa em dizer que ficou tranquila no momento em que o policial a salvou e não esconde a admiração por Theodoro. ;Ele me pegou no colo e colocou um negócio no meu nariz;, conta a garotinha, citando a máscara de oxigênio usada pelo cabo para evitar a inalação de fumaça na hora do salvamento.

Um dia depois do incêndio que consumiu parte de um prédio na Quadra 316, em Samambaia Sul, moradores reconhecem que a ação do policial militar Heitor Theodoro evitou que uma tragédia maior acontecesse

Um dia depois do incidente, o cabo se reencontrou com as famílias que ajudou. Segundo ele, foi um momento de muita emoção e gratidão. "Não tem dinheiro que pague", disse. Questionado sobre a grandiosidade do ato, o policial afirmou que só fez o que era certo: "A vida é um eterno retorno. Gentileza gera gentileza. Na minha profissão, sempre busquei ajudar o próximo". (veja imagens do salvamento abaixo)

[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação