Cidades

Valor do IPTU 2017 aumentará, em média, 40% em casas ampliadas no DF

A cobrança dos novos valores começará por Lago Norte, Varjão, Paranoá e Granja do Torto. Nessas localidades, os boletos, que começaram a ser emitidos nesta quinta-feira (11/5), vão chegar com os valores reajustados

Isa Stacciarini
postado em 11/05/2017 18:48
A identificação das residências foi feita a partir de imagens aéreas
Moradores do Distrito Federal que ampliaram o espaço das residências vão passar a pagar mais caro pelo Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). O acréscimo do imposto para esses moradores deve alcançar, em média, 40%, mas pode até dobrar. A cobrança dos novos valores começará por Lago Norte, Varjão, Paranoá e Granja do Torto. Nessas localidades, os boletos do IPTU, que começaram a ser emitidos nesta quinta-feira (11/5), vão chegar com os valores reajustados.
Antes, o contribuinte que havia aumentado a metragem da casa pagava o mesmo valor de quem não fez ampliação. Agora, cada um vai desembolsar o valor relativo ao tamanho da área. Nas áreas afetadas pela medida, há 10.447 imóveis que cresceram e não tiveram o tributo atualizado - a maior parte no Lago Norte (5.531), seguido do Paranoá (4.179) e do Varjão (695). Com a mudança, o aumento de receita deve chegar a R$ 2.837.771,14.
[SAIBAMAIS]A identificação das residências foi feita a partir de imagens aéreas. O Distrito Federal foi dividido em nove grandes áreas para esse trabalho. Os próximos moradores que vão ter que desembolsar a mais para pagar o IPTU serão os de Vicente Pires, Guará, Arniqueiras e Águas Claras. As demais regiões devem ser afetadas gradualmente.

Arrecadação

Existem, no DF, 944 mil imóveis tributáveis. Este ano o pagamento do IPTU pode chegar a R$ 900 milhões. Segundo o secretário-adjunto da Fazenda, Wilson José de Paula, a atualização do IPTU para quem ampliou a casa busca "justiça fiscal". Ele explicou que, na maioria dos casos, a área da piscina foi a principal ampliação. Nas regiões de Vicente Pires, Guará, Arniqueiras e Águas Claras, por exemplo, técnicos identificaram 57 mil piscinas que não estavam no habite-se original.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação