Ed Alves, Jacqueline Saraiva
postado em 12/05/2017 06:48
[VIDEO1]
Um engavetamento entre quatro veículos deixou oito pessoas feridas nesta sexta-feira (12/5). O acidente ocorreu por volta das 5h20 na BR-040, na altura de Santa Maria e próximo ao Monumento Solarius, popularmente conhecido como Chifrudo, no sentido Brasília. Equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionadas para o resgate. O trânsito no local, que já é de muito movimento neste horário, ficou congestionado.
[FOTO939311]
[SAIBAMAIS] De acordo com o Corpo de Bombeiros, um ônibus da empresa Taguatur, que vinha do Entorno do Distrito Federal com 40 passageiros, conduzido por José Carlos Gomes Barboza da Silva, 33 anos, teria batido na traseira de um Gol de cor preta, que levava, além do motorista, Edson Vieira de Sousa, de 34 anos, outros quatro passageiros. O motorista de uma van escolar, identificado como Jailton Soares de Almeida, de 36 anos, que vinha atrás, acabou colidindo com a traseira deste ônibus e foi atingida por outro que não conseguiu parar, da empresa Rota do Sol (também do Entorno), que transportava 53 pessoas.
Ainda não se sabe as circunstâncias do acidente. Ao todo, oito pessoas foram socorridas, sete delas transportadas para hospitais. O ferido mais grave foi o motorista da van, que ficou preso às ferragens. Ele foi resgatado pelos bombeiros e apresentava, segundo a corporação, trauma leve na cabeça, escoriações diversas, e lesão na perna direita. Consciente e estável, ele foi conduzido em uma ambulância do Samu para o Hospital de Santa Maria. A van escolar não levava alunos.
Seis vítimas estavam no ônibus da Rota do Sol. Cinco delas receberam atendimento e foram transportadas para hospitais próximos, com escoriações e dores no corpo. São elas: Maria Lúcia Paula da Silva, de 36 anos; Patrícia da Costa Peixoto, 27; Robélia Duarte de Freitas, 41; William Almeida da Silva, 34, Suely Santana Sousa, de 38 anos.
A sexta vítima, Janaína dos Santos Ramos, 33, mesmo com dores na perna e após receber orientação dos bombeiros, recusou atendimento hospitalar e foi liberada. Outra pessoa ferida foi Maria Alves Machado, 47, que estava no ônibus da Taguatur. Ela também recebeu socorro do Corpo de Bombeiros e foi levado para uma unidade médica com suspeita de luxação no ombro direito.
Trânsito parado
A BR-040 já tem por rotina um trânsito muito complicado e, com o acidente, um grande congestionamento se formou no local, por conta da interdição da via para o resgate e perícia. As três faixas ficaram obstruídas e, durante o resgate, o trânsito precisou ser desviado para o acostamento. Houve vazamento de óleo, contido pelos bombeiros com o uso de terra.
Mesmo após a liberação das vias para o tráfego, motoristas enfrentavam dificuldades para sair do congestionamento. Até por volta das 7h30, muitos carros tentavam avançar pela rodovia, com retenção a partir de Valparaíso (GO). Depois que os bombeiros e as equipes do Samu deixaram o local do acidente, a via ficou aos cuidados da Polícia Rodoviária Federal (PRF).