Cidades

200 mil pessoas devem se vacinar contra a gripe neste sábado

Secretaria de Saúde estará com 143 postos abertos para o Dia D. Até esta sexta-feira (12/5), cerca de 235 mil foram imunizadas - 38% do público alvo

Otávio Augusto
postado em 12/05/2017 16:01
Vacina contra gripe
Na véspera do Dia D da campanha de vacinação contra a gripe, data em que todos os esforços são concentrados na imunização, a Secretaria de Saúde fez um balanço da situação da capital federal. Apesar de não ter novos casos, a pasta fez um apelo: a população deve buscar os postos de vacinação. A meta é vacinar 200 mil pessoas neste sábado (13/5).

Até esta sexta-feira (12/5), 38% do público alvo foi imunizado - cerca de 235 mil pessoas. "Gostaríamos de ter atingido um público maior. Vamos concentrar cerca de 22% do público para o fim da campanha", afirmou o secretário de Saúde, Humberto Fonseca.
Em 23 de maio, autoridades sanitárias farão a imunização em escolas públicas do DF. As instituições que contarão com a medida serão divulgadas na segunda-feira (15/5). Essa é uma parceria inédita entre as secretarias de Saúde e de Educação. Pessoas acamadas acima de 60 anos que, durante o período da campanha, não puderam se deslocar até os postos de vacinação, podem agendar a imunização pelo Disque Saúde, no telefone 160.

[SAIBAMAIS]Mais de 26 mil professores devem se vacinar. A imunização desse grupo é importante para a redução da circulação do vírus pela relação com 460 mil estudantes. "Os professores devem se imunizar durante a campanha. A ação em 23 de maio é educativa para as crianças", explicou Humberto.

O público-alvo da campanha deste ano é o maior já registrado na capital federal: 687 mil pessoas devem receber a vacina ; 7% a mais que no ano passado, quando 644 mil se imunizaram. No ano passado, 30% desse público buscou os postos de saúde no Dia D. Mais de 143 postos de saúde estão abastecidos com 636 mil doses.

Casos

A Secretaria de Saúde notificou 262 infecções da doença. Até o momento, duas pessoas morreram. O primeiro óbito foi confirmado no fim de abril. Uma mulher, de 43 anos, que tinha diabetes e morava em Riacho Fundo, se infectou com o vírus H3N2, um tipo mais brando que o H1N1, e não resistiu às complicações da gripe. No início do mês, outra mulher, de 52 anos, morreu.

As duas pessoas não têm registro de vacinação em anos anteriores, mesmo fazendo parte do grupo prioritário. "Essas mortes poderiam ter sido evitadas. O número baixo de casos desse ano se deve a vacinação de 2016", completou Humberto.

Ainda não houve registro de casos de H1N1. Em 2016, foram registradas 12 mortes no mesmo período do ano, sendo 10 delas ocasionadas pelo microorganismo. Até 11 de maio, a Secretaria de Saúde registrou 262 casos de síndrome respiratória aguda grave (Srag) - uma complicação da gripe. No mesmo período do ano passado, eram 305 doentes.


Quem deve se vacinar?

Idosos acima de 60 anos, crianças entre 6 meses e 5 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores, indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, adolescentes entre 12 e 21 anos que cumprem medidas socioeducativas, presidiários e funcionários do sistema prisional.

Serviço

Os postos de vacinação ficarão abertos neste sábado de 8h às 17h.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação