Cidades

Morre o jovem Lucas Neres, que há 20 anos lutava contra uma doença pulmonar

Rapaz brasiliense, que nasceu com uma bronquiolite obliterante, morreu na madrugada deste domingo em Porto Alegre, onde estava internado à espera de um transplante

Fernando Jordão - Especial para o Correio
postado em 14/05/2017 13:26

Jovem Lucas Neres, que morreu aos 20 anos

Morreu na madrugada deste domingo (14/5), o jovem Lucas Neres de 20 anos que, desde o nascimento lutava contra uma bronquiolite obliterante, uma grave patologia pulmonar. O corpo, que está em Porto Alegre, onde o rapaz estava internado desde 3 de abril, deve ser trazido para Distrito Federal, a fim de ser sepultado no cemitério de Planaltina na próxima terça-feira (16/5).

[SAIBAMAIS]Lucas nasceu no Hospital Regional de Planaltina. Logo no primeiro mês de vida, a doença já começou a manifestar os primeiros sintomas, dificultando a respiração do bebê. Ao longo da vida, o rapaz, que perdeu todo o pulmão esquerdo e tinha o funcionamento do direito bastante comprometido, foi submetido a vários tratamentos que não apresentaram resultado. Em diversas reportagens, o Correio acompanhou a história do garoto e sua incansável luta pela vida.

A esperança de Lucas era receber o transplante de um novo órgão. Em busca disso, a família realizou uma campanha para conseguir o dinheiro para levá-lo ao Canadá, onde o procedimento poderia ser realizado. Infelizmente, a verba necessária não foi alcançada. No entanto, por obra do destino, o aparelho para a realização do transplante chegou a Porto Alegre no ano passado. Desde então, o rapaz e seus familiares se mudaram para a capital gaúcha.

Enquanto aguardava a chegada de um novo pulmão, a situação de Lucas se agravou. Desde 3 de abril, ele estava internado na UTI do hospital Santa Clara, na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. De acordo com a mãe, Irani Neres, uma equipe de 25 profissionais fazia de tudo para melhorar o quadro clínico, mas o garoto não reagia aos tratamentos. Mesmo assim, ele não perdia as esperanças. ;A última vez que ele falou foi em 5 de abril. Ele olhou para os médicos e disse: ;Eu sou o Lucas. Sou de Brasília. Espero um pulmão e vou receber. Deus está comigo;. Depois, ele cantou a música Já deu tudo certo, do Padre Marcelo Rossi;, relatou Irani.

Lucas Neres em sua casa, em Planaltina

Na última terça-feira, Lucas entrou em coma e só respirava com o auxílio de aparelhos. A mãe conta que seu pulmão estava endurecido e os médicos desconfiavam que ele havia desenvolvido uma doença autoimune ; por isso não respondia aos tratamentos. Enquanto esteve internado, o garoto também sofreu algumas paradas cardíacas. Por isso, os médicos realizaram um eletrocardiograma na sexta-feira e aguardavam o resultado do exame.

;Os médicos me disseram que, dependendo do que o exame mostrasse, seria preciso tomar uma decisão muito difícil. Eles não me falaram o que era, mas eu imaginava que seria para desligar os aparelhos. Como eu sou muito devota de Nossa Senhora de Fátima e o Lucas também era, fui a uma missa no sábado [data em que foi comemorado o centenário de aparição da Santa] e pedi a ela que eu não tivesse que tomar essa decisão. Eu entreguei o Lucas nos braços dela;, contou a mãe emocionada.

Segundo os médicos, aos 20 anos ; completados no último sábado (7/5) ;, Lucas atingiu uma idade que nenhum outro paciente com bronquiolite obliterante já havia alcançado. Isso demonstra a força com que o garoto lutava pela vida e serve de alento para a mãe neste momento difícil. ;Fico confortada, porque sei que fizemos tudo o que era possível. Eu larguei a minha vida para viver a vida dele e não me arrependo;, afirmou. Se há cem anos a Virgem Maria veio à Terra para encontrar-se com os três pastorinhos na cidade de Fátima, agora é a vez dela receber a visita deste guerreiro no céu. Vá em paz, Lucas.

Lucas Neres era torcedor apaixonado do Palmeiras


Traslado e entrerro ficam por conta da Mancha Verde

Apaixonado pelo Palmeiras, Lucas terá o enterro organizado pela filial brasiliense da torcida Mancha Verde. A mãe do garoto disse que integrantes da organizada entraram em contato com ela e se colocaram à disposição para cuidar do translado e das cerimônias fúnebres. A expectativa é que o corpo deixe Porto Alegre nesta segunda-feira (15/5), rumo ao Distrito Federal.

O enterro deve ser realizado na terça-feira, no cemitério de Planaltina. Palmeirenses do Brasil inteiro prometeram vir à despedida de Lucas. "Eu queria fazer o velório na minha casa, mas o pessoal da Mancha disse que não ia caber todo mundo", afirmou Irani. Em uma nota de falecimento publicada pela Mancha Verde Brasília no Facebook, a organizada exalta a luta do jovem e se solidariza com a mãe: "somos também a sua família".

[VIDEO1]


Homenagem do Palmeiras e tristeza do zagueiro Lúcio

A equipe alviverde vai homenagear Lucas. Conforme apurou o blog Drible de Corpo, às 16h deste domingo (14/5), quando o time entra em campo contra o Vasco pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro, uma homenagem ao garoto deve ser exibida no telão do Allianz Parque, em São Paulo.

Procurado também pelo Drible de Corpo, o zagueiro Lúcio, que atuou pelo Palmeiras em 2014 e participou da campanha que culminou na conquista do pentacampeonato mundial pela Seleção Brasileira, em 2002, mostrou-se desolado com a morte de Lucas. Assim como o garoto, o jogador, que, atualmente defende o FC Goa, da Índia, também nasceu em Planaltina.

"É um dia muito triste pra mim. Soube da notícia por amigos e familiares. Conheci o Lucas Neres em São Paulo, quando eu jogava no Palmeiras. Ele e a mãe foram batalhadores, guerreiros. Assim como eu, o Lucas Neres é de Planaltina. Fui até a casa dele, visitei algumas vezes. Foi uma promessa que fiz a ele quando nos conhecemos. Que eu iria visitá-lo na casa dele. Dei uma camisa minha, apoio afetivo. Que Deus conforte a família. A dor é grande", afirmou o pentacampeão.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação