Cidades

UnB testa efeitos do álcool ao volante e lança livro sobre mobilidade

Além das ações educativas, está marcado o lançamento do livro Acessibilidade e Mobilidade Urbana na Perspectiva da Pessoa Surda

postado em 15/05/2017 22:51
Organizadores nas ações educativas em evento no ano passado
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran) e a Universidade Brasília (UnB) promoverão uma série de ações educativas no câmpus Darcy Ribeiro, na Asa Norte, como parte do movimento Maio Amarelo.
As ações vão desde exposição de veículos com sinistros até o teste de alcoolemia com o óculos DrunkBuster ; que simulam os efeitos e debilitação que o consumo do álcool causa. O evento começou nesta segunda-feira (15/5) e segue até 24 de maio. A organização é de responsabilidade do Centro Interdisciplinar de Estudos em Transportes (Ceftru) e do Programa de Pós Graduação em Transportes (PPGT).

Voz aos que precisam

Uma das programações do projeto é o lançamento do livro Acessibilidade e Mobilidade Urbana na Perspectiva da Pessoa Surda, na próxima sexta-feira (19/5). O livro foi organizado pelo professor da UnB Willy Taco, coordenador do Ceftru, e pelos doutorandos do Programa de Pós-graduação em Transportes Adriana Modesto e Philippe Silva. O principal objetivo do livro é chamar atenção para a necessidade de conceber mobilidade urbana para todos, principalmente aos deficientes auditivos.

A co-autora, Adriana Modesto, conta que muitas pessoas não sabem a dificuldade que é para uma pessoa surda usar o transporte público. "São coisas simples e cotidianas, mas podem ser um desafio. Se essa pessoa perde o ônibus, como ela se comunica com as outras para resolver o problema? A grande maioria da população não conhece Libras (Língua Brasileira de Sinais)", observa.

Além disso, o coordenador do projeto, professor Willy Taco, acredita que o livro pode ajudar a dar visibilidade à Lei 13.146, de 2005, que trata da inclusão da pessoa com deficiência. Na avaliação dele, as políticas públicas de mobilidade urbana para deficientes auditivos são precárias, já que não é um tema muito discutido. "Algumas soluções são muito simples, mas nunca foram pensadas, queremos dar voz a essas pessoas por meio do livro", afirma.

Tecnologia

Uma das soluções seria usar tecnologias assistivas, criando ícones para smartphones. Dessa forma, seria possível saber quando o transporte já passou ou se atrasou. Segundo o professor, um grupo de alunos da UnB já está trabalhando no projeto, ensinando pessoas surdas a programar na linguagem dos smartphones para, no futuro, desenvolverem aplicativos em conjunto com os próprios alunos.

Os capítulos da obra têm a colaboração de representantes de Goiânia, Porto Alegre e Brasília, entre eles gestores públicos, especialistas em mobilidade urbana e em trânsito, jornalistas, professores e pesquisadores.

Programação

Movimento Maio Amarelo na UnB
17 de maio
Horário: das 10h às 12h
Atividade: Concentração e Passeio Ciclístico com Respeitômetro acoplado
Local: via em frente ao Banco do Brasil e ao Restaurante Universitário - Rota Perimetral Interna do câmpus (2,8km);

19 de maio
Horário: 18h30
Atividade: Coquetel de Lançamento do livro Acessibilidade e Mobilidade Urbana na Perspectiva da Pessoa Surda
Local: Auditório do Ceftru/UnB
24 de maio
Horário: das 11h30 às 14h
Atividade: Cenários da Acidentalidade em Brasília; Nível de envolvimento da comunidade acadêmica da UnB em acidentes de trânsito; e Chamada da comunidade acadêmica ao Hemocentro (Sua escolha pode salvar vidas)
Local: nos fundos do Restaurante Universitário

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação