Cidades

Candidatas ao Miss Gari 2017 fazem prova do vestido de gala

Todos os trajes foram emprestados por uma loja de roupas de festa de Ceilândia. Final do concurso será no próximo sábado (20/5)

Gabriella Bertoni - Especial para o Correio
postado em 16/05/2017 21:22
Candidatas ao Miss Gari 2017 fazem prova dos vestidos de gala
O dia de 30 garis foi diferente na tarde desta terça-feira (16/5). Candidatas ao Miss Gari 2017 fizeram a prova dos vestidos de gala e, entre milhares de opções, escolheram seus figurinos para a noite tão esperada. A euforia era contagiante. Entre rendas, tule e paetês, com estilos para todos os gostos, o provador ficou pequeno para todas as mulheres.
No primeiro turno, Maria Eduarda Cezário Barros, 19 anos, levanta todos os dias às 4h20 da manhã, se arruma para o trabalho e sai de casa ainda com o sol por nascer. Deixa o filho de 2 anos com uma cuidadora às 5h30 e se desloca para a parada de ônibus. Após as 7h, a depender do dia, o trabalho de Maria é varrer, pintar o meio-fio ou capinar as ruas do Riacho Fundo, debaixo de sol forte, sempre vestida com seu uniforme alaranjado. Às 16h, volta para casa e cuida dos afazeres e do filho.
Mas, no início de maio, essa rotina extenuante deu espaço para aulas de passarela, caminhadas com salto alto e provas de roupa. Maria Eduarda está confiante e acredita que ganhará o concurso. ;Vejo esse emprego e esse concurso como uma oportunidade de vida. Minha intenção é, além de sustentar meu filho, pagar uma faculdade;, conta.
Foi a primeira vez que Fayanne Paiva, 28, se sentiu "uma rainha" experimentando um traje de festa. ;Nunca tinha vestido algo parecido. Na hora que coloquei, me senti tão feliz, com a autoestima lá em cima;, relata. Funcionária da Sustentare, ela conta que às vezes o marido reclama das horas a mais dedicadas aos ensaios. ;Diz que estou chegando tarde. Mas sei que torce por mim e, quando chego, o jantar já está pronto;, brinca.
Fayanne Paiva, Maria Eduarda Cezário de Barros e Laile Karoline Vieira dos Santos, experimentam os vestidos para participarem do Concurso Miss Gari
Quem fica feliz com o sucesso da mãe é David, 11, que comemorou quando Fayanne apareceu na televisão. ;Ele comemorou muito. Com certeza ele estará no dia do concurso.; Sobre o trabalho, a gari é categórica ao falar sobre a felicidade que sente, mas já passou por situações constrangedoras. ;Quando chegamos, a gente já se diverte com o grupo. Mas já aconteceu de uma senhora passar por mim tampando o nariz. Até me cheirei para saber se estava fedendo a suor. Outra vez, estava em uma banquinha pegando água e falei bom dia para um senhor. E ele respondeu que não dava bom dia para gari porque não somos ;;gente;;, relembra.
[VIDEO1]

Recorde

Em sua terceira edição, o concurso bateu recorde de inscrições. No primeiro ano, apenas 12 garis se interessaram. Já na segunda vez, foram 31. Agora, foi preciso fazer uma peneira entre as 120 candidatas - apenas 30 foram escolhidas por meio dos aplausos dos colegas de trabalho, que avaliaram quesitos como simpatia, desenvoltura e beleza. ;Esse dia foi bom, fiquei muito feliz de ter sido escolhida. Mas também muito nervosa, já que eram os outros colegas que iam votar;, conta Laile Karoline Vieira Santos, 23. ;Fiquei linda, maravilhosa e gata no meu vestido. Estou pronta para o dia 20;, comemora.
[SAIBAMAIS]O concurso Miss Gari foi idealizado por Maria de Fátima Dias, fiscal operacional da Valor Ambiental. Ela, que acompanha o dia a dia das profissionais, não se conteve ao ver o preconceito que as garis sofrem na rua. ;Elas não sabem só varrer, elas são mulheres lindas que também sabem desfilar. Decidi levar a ideia para parceiros e deu certo;, ressalta. Para o próximo ano, Fátima e os voluntários do projeto pretendem fazer o Mister Gari, com os funcionários das empresas de limpeza urbana. Os vestidos foram escolhidos na Do Céu Noivas & Festas ; loja de Ceilândia parceira do concurso e que emprestou todos os trajes de gala.

Program-se

Miss Gari 2017
Sábado (20/5)
Local: auditório do Taguaparque
Horário: 20h
Entrada franca

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação