Cidades

Número de motoristas flagrados embriagados no Distrito Federal cresce 54%

De janeiro a abril, 6.864 condutores foram autuados por dirigir alcoolizados. No mesmo período do ano passado, esse número foi de 4.449 motoristas

Danilo Queiroz - Especial para o Correio
postado em 17/05/2017 13:00
Blitz do Detran, durante o Carnaval de Brasília.
O número de motoristas flagrados alcoolizados nas ruas do DF cresceu 54% nos primeiros quatro meses de 2017, em comparação com o mesmo período do ano passado. Levantamento divulgado pelo Detran/DF mostra que, no último quadrimestre, 6.864 pessoas foram multadas com base na Lei Seca, contra 4.449 autuações.

Para o diretor-geral do Detran/DF, Silvain Fonseca, o aumento nas autuações é reflexo do empenho dos órgãos de fiscalização em ações para coibir a prática. "O mais importante é que 95% dos condutores flagrados foram retirados da direção antes de acontecer incidentes mais graves. Essas abordagens têm tido o intuito de, basicamente, retirar esses motoristas que representam maior perigo para o trânsito no DF", diz.

Segundo ele, boa parte das autuações foram realizadas próximo a festas e shows, onde ocorre maior consumo de álcool. "Mas muitos desses flagrantes aconteceram durante o dia", ressaltou.

"Foi educativa"

Para muitos condutores, o flagrante serve de lição. Maria** conta que, em 2016, em plena campanha do Maio Amarelo, que busca aumentar a conscientização no trânsito, ela foi parada em uma blitz após sair de um coquetel da empresa onde trabalha. "Me pediram pra fazer o teste do bafômetro. Eu me recusei, mas tive que assinar um termo de responsabilidade e chamar alguém para buscar meu carro", conta. Além da multa gerada pela infração, a CNH dela ficou retida com os agentes do DER. "Certamente evito beber e dirigir. Para mim, a multa foi educativa sim", completa.

Com o aumento no número de atuações, subiu também, consequentemente, o número de mulheres flagradas embriagadas ao volante. Enquanto entre janeiro e abril do ano passado foram autuadas 388 motoristas, neste ano, esse número subiu para 486. Proporcionalmente, porém, esse número caiu. Se, no começo de 2016, elas representavam 8% dos motoristas flagrados, este ano, são 7%.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir sob a influência de álcool é infração gravíssima, com multa no valor de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir. Caso ocorra a reincidência no período de até 12 meses, isso acarreta multa em dobro, ou seja, R$ 5.869,40.
* Estagiários sob supervisão de Humberto Rezende
**Nome fictício a pedido da entrevistada

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação