Cidades

Câmara Legislativa aprova bolsa de R$ 360 para catadores da Estrutural

Bolsa terá duração de seis meses e vale para os trabalhadores que atuam no Lixão da Estrutural, que será fechado até outubro deste ano

postado em 17/05/2017 15:30
Cerca de 1,2 mil catadores podem ser contemplados com a medida
Catadores de materiais recicláveis que trabalham no aterro do Jóquei, mais conhecido como Lixão da Estrutural, poderão ter ajuda financeira do governo. A medida, proposta pelo Executivo local por meio do Projeto de Lei n; 1.459, de 2017, foi aprovada na terça-feira (16/5) pela Câmara Legislativa do DF. O texto voltará para o Executivo e entrará em vigor a partir da sanção do governador Rodrigo Rollemberg.


O programa de compensação financeira temporária aos cerca de 1,2 mil catadores que atuam no local visa garantir condições de subsistência a esses trabalhadores. A ajuda financeira do governo será de R$ 360,75, durante seis meses.

[SAIBAMAIS]Para ter direito ao benefício, o catador deve comprovar a triagem dos resíduos retirados do aterro do Jóquei como fonte principal de renda; estar inscrito no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico); e participar do processo de capacitação que será oferecido pelo GDF.
O governo anunciou, na semana passada, o fechamento do Lixão da Estrutural, o que deve ocorrer entre agosto e outubro deste ano. As atividades serão transferidas para o novo aterro de Samambaia. Em uma série de reportagens publicada na mesma semana do anúncio, o Correio mostrou as consequências sociais e econômicas desse processo, além dos cuidados que será preciso ter para garantir a preservação do meio ambiente.
Com informações da Agência Brasília

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação