Cidades

Museu da Imprensa entrega prêmios do 18º Concurso de Desenho e Redação

A edição que homenageou os Jogos Olímpicos Rio 2016 e a poeta Cora Coralina teve ganhadores do Distrito Federal, Goiás, São Paulo e Rio Grande do Sul

Camila de Magalhães - Especial para o Correio
postado em 17/05/2017 21:27

Alguns dos vencedores do 18º Concurso Nacional Museu da Imprensa de Desenho, Redação e Artigo

Estudantes, professores, familiares, autoridades e atletas olímpicos participaram nesta quarta-feira (17/5) da cerimônia de certificação do 18; Concurso Nacional Museu da Imprensa de Desenho, Redação e Artigo 2015-2016, em Brasília. O evento fez parte das comemorações dos 209 anos da Imprensa Nacional e 35 anos do museu. Foram certificados os três primeiros lugares de cada categoria. Com exceção de artigo de ensino superior, que não teve vencedores no tema 200 anos da elevação do Brasil a Reino Unido a Portugal e Algarves. A comissão julgadora foi formada por representantes de diversas instituições ligadas a educação e cultura, entre elas, a Fundação Assis Chateaubriand.

Leia mais notícias em Cidades

Para o diretor-geral da Imprensa Nacional, Pedro Bertone, a iniciativa já virou tradição e estimula a produção intelectual de alunos de todos os níveis de ensino das escolas públicas e privadas do país. ;Tivemos a satisfação de premiar trabalhos muito bem elaborados, que provam a perpetuação do espírito criativo do povo brasileiro. Isso traz para essa garotada a mensagem de que continuem criativos e se esforcem no que forem fazer, seja no esporte, na cultura, num trabalho técnico de qualquer natureza. Se você juntar o talento e a perseverança, vai certamente colher frutos na vida pessoal;, observou Bertoni.

Incremento que deu certo

A categoria desenho, com o tema Mascotes olímpicos visitam o Museu da Imprensa, foi aberta a alunos do 1; ao 5; ano do ensino fundamental e teve como vencedor Luis Augusto Azevedo, 11 anos, da Escola Classe 204 Sul. ;Quando vi o relógio lá no canto do museu, pensei que tinha uma parte que dava para incrementar com o Vinícius e ficaria bem legal. Botei o Tom na parte onde ficam as horas, para deixar os dois mascotes juntos. Foi uma surpresa vencer o concurso. Minha mãe me perguntou se eu tinha feito algum desenho e disse que eu tinha ganhado em primeiro lugar o concurso. Fiquei muito alegre e feliz;, disse o menino.


Amor no papel

O primeiro lugar na redação do 6; ao 9; ano do ensino fundamental, sob o tema Primeiros Jogos Olímpicos no Brasil, ficou para Mônica Noveli, de Ourinhos (SP). O destaque do ensino médio, com o tema 30 anos sem Cora Coralina, foi para Letícia Bonfim, 19 anos, aluna do Colégio Ciman, da Octogonal. ;Sempre fui muito estimulada pelos professores que tive. Tudo começou quando minha professora me apresentou o concurso. Pensei que era a nível nacional, não sabia se teria todo esse potencial. Mas por ela ter acreditado em mim e por conta de saber da minha paixão pela história de Cora Coralina, ela me incentivou a correr atrás e disse que era possível. Quando peguei a folha de papel, despejei nela tudo o que eu sentia por Cora Coralina, toda a apreciação e amor. Ficou um texto que tem um pouco da minha vida ali também;, comentou Letícia.

Ex-judoca Mario Tranquillini premia 1º lugar de redação do ensino médio, Letícia Bonfim

Atletas olímpicos

Em homenagem aos Jogos Rio 2016, a cerimônia contou com a presença de atletas brasileiros que fizeram história em Olimpíadas e hoje moram em Brasília. Foi o caso da ex-medalhista de vôlei Leila Barros, atual secretária de Esporte, Turismo e Lazer do Distrito Federal; os ex-judocas Mario Tranquillini e João Derly, além do atleta que se destacou em marcha atlética na última edição dos Jogos, Caio Bonfim.

Próxima edição do concurso

Durante a cerimônia, também foi assinado o edital de lançamento e a chamada pública de patrocinadores para a 19; edição do Concurso Nacional Museu da Imprensa. Os temas de cada categoria serão os seguintes:

Desenho (1; ao 5; ano do ensino fundamental): Chacrinha visita o Museu da Imprensa

Redação (6; ao 9; ano do ensino fundamental): 95 anos da Semana de Arte Moderna

Redação (1; ao 3; ano do ensino médio): 60 anos do projeto do Plano Piloto de Brasília

Artigo (ensino superior): Centenário de morte do médico sanitarista Oswaldo Cruz

Informações em breve: www.imprensanacional.gov.br

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação