Cidades

Rodoviária recebe exposição com objetos encontrados no lixo

Itenspoderão ser conferidos gratuitamente em mostra itinerante organizada pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU)

Gabriella Bertoni - Especial para o Correio
postado em 18/05/2017 07:00
As peças incluem itens como máquinas fotográficas, dinheiro, aparelhos de televisão e quadros encontrados no lixão desde a década de 1960
O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) promove, nesta quinta-feira (18/5), exposição na Rodoviária do Plano Piloto em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, celebrado hoje. A mostra ocorre das 9h às 17h e apresenta cerca de 20 objetos encontrados no lixo desde a década de 1960. As peças incluem itens como máquinas fotográficas, dinheiro, aparelhos de televisão e quadros. Mostra itinerante fica até esta quinta-feira (18/5) na plataforma inferior da Rodoviária.

A exposição ainda conta com um estande de educação ambiental, no qual será possível entender como funciona o processo do acolhimento de resíduos no Aterro Sanitário de Brasília. As atividades também ocorrerão em comemoração aos 21 anos do Museu da Limpeza, celebrado em 9 de maio.

Sem saber o local correto de descarte de itens como televisão e celulares, a atendente Thaís da Silva, 23 anos, conta que se interessou pela exposição e que aprendeu mais sobre o Lixão da Estrutural e o Aterro de Samambaia. ;Saber o que acontece nesses lugares é muito importante. Ver como cada local trata o lixo e o chorume produzido ali faz a diferença na hora de separar em casa;, conta.
Dijalmira Silva Paiva trabalhou três anos como gari
Parada em frente à exposição, Dijalmira Silva Paiva, 56, admirava os itens recolhidos no Lixão. Ela, que trabalhou por três anos como gari em Brazlândia e Ceilândia, relembra que o item mais inusitado que achou foi uma televisão antiga. ;Fiquei um tempo com ela na minha casa. Mas aí comprei outra e acabei doando a antiga;, diz.
A sede do Museu da Limpeza conta com um acervo fixo na Central de Tratamento de Resíduos de Ceilândia, no Setor P Sul, e, ao longo do ano, o museu também promove mostras itinerantes em diferentes partes do Distrito Federal.
Itenspoderão ser conferidos gratuitamente em mostra itinerante organizada pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação