postado em 22/05/2017 20:41
Desativado há sete anos, o Financiamento Especial para o Desenvolvimento (Fide) foi restaurado nesta segunda-feira (22/5), durante cerimônia no Palácio do Buriti. Cerca de 400 empresas do setor atacadista que fazem operações interestaduais podem ser beneficiadas com o programa.
O Fide dará incentivos às empresas do Distrito Federal que precisam fazer transações com os estados. Segundo o governador Rodrigo Rollemberg, a retomada do programa ;cria um ciclo virtuoso ao dar as condições para o setor produtivo criar empregos e atrair de volta empresas que haviam deixado o DF;.
Para o presidente do Sindicato do Comércio Atacadista do Distrito Federal (Sindiatacadista-DF), Roberto Gomide, a restauração do Fide dará maior competitividade a empresas do ramo atacadista. Dessa forma, organizações do DF conseguirão competir com mais igualdade me comparação àquelas de estados vizinhos, por exemplo.
O diretor-presidente e fundador da Fujioka, Teruo Fujioka, 71 anos, afirma que a restauração do programa é um alívio depois de quase uma década de espera. "Acreditamos em Brasília, a empresa está aqui há 53 anos. Se o DF não pensar no empresário como parceiro, não há como competir", afirmou.
A Portaria conjunta foi assinada pelos secretários de Economia e Desenvolvimento Sustentável, Antônio Valdir Oliveira Filho, e o de Fazenda, João Antônio Fleury. O chefe do Executivo local, Rodrigo Rollemberg, assinou como testemunha.
Com informações da Agência Brasília